AGENDA CULTURAL

11.9.18

Sesc Birigui oferece palestra para vestibulandos nesta quarta (12)

Obra do angolano Pepetela, na lista da Fuvest e Unicamp, é tema de encontro

As listas de leituras obrigatórias das principais universidades públicas do Brasil sempre integram novos nomes ao conjunto das obras. “Mayombe”, primeiro romance do escritor angolano Pepetela, publicado em 1980, é leitura obrigatória da Fuvest e Unicamp em 2018 e 2019. 

Para contribuir com os vestibulandos, o Sesc Birigui realiza o bate-papo Dando a Letra: Pepetela, com Daniela Brito e Cia. Cênica nesta quarta, dia 12, às 19h30, no Teatro. “Os encontros do Projeto Dando a Letra visam favorecer a formação crítica de estudantes no tangente às obras literárias obrigatórias nos principais vestibulares do estado de São Paulo”, afirma Bárbara Guirado, técnica de programação do Sesc Birigui.

Quem ministra a palestra é Daniela de Brito, Doutora em Letras na Área de Concentração de Literaturas em Língua Portuguesa pela UNESP. Além da análise do livro, tanto no âmbito do conteúdo, quanto no âmbito da forma, será feita a contextualização histórico-social da obra Pepetela, suas influências e tendências literárias, bem como uma interpretação histórica dos enredos em questão. 

A análise será entremeada por poesias e músicas, com a Cia Cênica, companhia de teatro de Rio Preto, com o objetivo de estimular a formação sensível e artística dos participantes para além da obra em si. 
A atividade é gratuita. Para participar, é preciso retirar ingressos gratuitamente na Central de Atendimento, com 1 hora de antecedência.

Currículo Daniela de Brito 
Possui graduação em Letras e mestrado em Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É doutora em Letras, na área de concentração de Literaturas em Língua Portuguesa, da mesma instituição. Foi bolsista didática e ministrou as disciplinas Narrativa Portuguesa e Narrativa Brasileira, também na UNESP de São José do Rio Preto. Atuou como professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa da FACERES. Também ministrou disciplinas na Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e participa, ainda, do grupo de pesquisa "Inquietações pós-coloniais nas literaturas africanas de língua portuguesa", do Centro de Educação e Ciências Humanas, da mesma Universidade.

Serviço:
Palestra Dando a letra: Pepetela 
Com Daniela de Brito e Cia Cênica 
Dia 12/9, quarta, das 19h30 às 22h 
No Teatro Sesc Birigui 
Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis.

Nenhum comentário: