AGENDA CULTURAL

17.10.18

Sesc Birigui apresenta espetáculo de dança de companhia do Mato Grosso do Sul nesta quinta, 18

O trabalho reflete questões de diversidade, do pertencimento ao lugar, do encontro de fronteiras

A palavra Poracê, do Nheengatu, significa dança indígena de celebração ou baile, arrasta-pé. “Poracê – O outro de nós”, espetáculo da Cia. Dançaurbana, do Mato Grosso do Sul, será apresentado no dia 18, quinta, no Teatro do Sesc. 

A montagem da companhia é sobre a força do conjunto, uma celebração de estar em comunidade e dos laços com o território. O trabalho reflete questões de diversidade, do pertencimento ao lugar, do encontro de fronteiras, da pluralidade de culturas e linguagens que nos atravessam.A entrada para o espetáculo é grátis e os ingressos devem ser retirados com 1 hora de antecedência.

Provocados por três coreógrafos com experiências distintas, seis intérpretes-criadores também diferentes entre si investigam suas identidades, nomes, origens e relações com o lugar em que os bailarinos vivem, o Mato Grosso do Sul. 

A apresentação do espetáculo faz parte do projetoDeixa Ser do Sesc Birigui que propõe a discussão de diferentes temas relacionados à diversidade cultural e aos direitos humanos.

Sobre a Cia. Poracê
A Cia. iniciou o trabalho em 2002, como um projeto de preparação profissional para jovens que se destacavam em projetos sociais na periferia de Campo Grande. Com autonomia, em 2006 deram os primeiros passos em suas próprias criações, buscando recursos para subsidiar essas produções. 

Começaram então a encarar as técnicas urbanas como um meio, e não um fim, de refletir suas questões e buscar a linguagem própria. Conquistaram espaço de pesquisa, formação e atividade artística em 2007, e no ano seguinte, deram vida ao primeiro espetáculo, Urbanóides.

Nenhum comentário: