AGENDA CULTURAL

21.11.18

Programação especial baseada em campanha da ONU aborda violência contra a mulher e universo feminino


A violência contra a mulher é uma realidade no mundo todo. Na maioria das vezes, as ações são disfarçadas por argumentos de “questões culturais”, sendo o Brasil o quinto país com o maior número casos de feminicídio, de acordo com um ranking de 83 países pesquisados.

A campanha anual global 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), possui o intuito de mobilizar a população mundial a discutir questões relacionadas a esse universo. Neste sentido, o Sesc Birigui desenvolve no período de 20 de novembro a 10 de dezembro o projeto Dona de Mim, uma série de atividades que contempla a cultura, a arte, a legislação e a voz das mulheres, por meio de espetáculos de música, circo e teatro, palestras, rodas de conversa, exibição de documentário seguida de bate-papo, e também cursos e oficinas.

A oficina Representatividade: bonecas negras abre as portas da programação e convida os participantes a confeccionarem bonecas e bonecos negros com foco na importância da representatividade. Terça, dia 20, às 15h, na Praça Rui Barbosa, em Araçatuba. A atividade não é recomendada para menores de 10 anos.

O Coletivo Ateliê TRANSmoras chega ao Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Birigui com a vivência Descolonize-se. Em uma roda de conversa, o grupo abordará a ressignificação do corpo, da beleza, gênero e sexualidade com reaproveitamento de materiais e experimentação têxtil. Também na oficina, de terça a quinta, de 20 a 22, das 18h30 às 21h30, será confeccionado uma peça-síntese que ficará exposta no espaço. As inscrições podem ser feitas pelo Portal Sesc.

O corpo carrega marcas e experiências pessoais que dizem respeito a quem vivência. Ao olhar para o espelho, a visão obtida é de você mesmo ou de outra pessoa? O ato de enxergar é feito pela lente dos seus olhos ou pelos outros? O bate-papo O direito ao corpodiscute essas questões e convida Erica Malunguinho, Nilessa Tait e Raquel da Cruz. O diálogo acontece quinta, dia 29, às 19h30, no Teatro. Os ingressos podem ser retirados com 1h de antecedência.

O espetáculo Casa de tolerância, com a Companhia do Miolo, explora as intolerâncias e discriminações a questões referentes ao universo feminino. As apresentações aconteceram sexta e sábado, dia 30 e 1/12, às 20h e domingo, dia 2/12, às 19h, na Oficina dos Macacos – Rua Santos Dumont, 66, Araçatuba. A programação continua até a segunda semana de dezembro, com exibições, oficinas, intervenções, aulas abertas e bate-papos.

Além da programação no Sesc Birigui, um conteúdo digital foi preparado para expandir o tema e possibilitar a escuta de relatos das mais variadas formas de violência sofridas por mulheres. São 21 relatos reais, recebidos de mulheres de várias idades, classes sociais e formações que reforçam a importância de ações que dão visibilidade a este problema sócio-cultural brasileiro. Web docs e a produção de curta-metragens completam a programação digital que vem somar às atividades. Os depoimentos podem ser acessos emwww.sescsp.org.br/donademim

Confira abaixo a programação completa do projeto.

Oficina
Representatividade: bonecas negras
Com Glória Viana
A oficina de confecção de bonecas negras, tem como foco a valorização da identidade
através da construção e customização de bonecos de pano. Além do afeto que há no próprio fazer artesanal, a oficina trata da importância da representatividade.
Dia 20/11, terça, das 15h às 17h, na Praça Rui Barbosa - Araçatuba.
Grátis. 10 anos.

Oficina
Tranças nagô: caminhos da liberdade
Com Cristina Coutinho
A oficina trará uma abordagem histórica da relação das mulheres negras com as tranças na ocasião da escravidão, além de ensinar as técnicas básicas da feição de tranças enraizadas. Em ocasião da escravidão, as mulheres negras tinham o costume de trançar seus cabelos. Por meio das tranças, elas desenhavam mapas, caminhos de fuga dos quilombos, na cabeça umas das outras. A simbologia da resistência também é muito forte nas tranças nagô.
Dia 24/11, sábado, das 10h às 15h, na Área de Convivência. Grátis. 12 anos.

Bate-papo
O direito ao corpo
Com Erica Malunguinho, Nilessa Tait, Raque da Cruz e Laís Messias dos Santos
O corpo é o lar de cada um. Ele carrega marcas, curvas e histórias únicas. Padrões estéticos existem e podem afetar as pessoas de tal maneira que elas queiram esconder seus corpos. Neste bate-papo uma mulher trans, um mulher que passou por um processo de autoconhecimento sobre seu corpo e uma mulher que defende outras que se sintam presas conversam sobre ser mulher.
Dia 29/11, quinta, às 19h30, no Teatro. Grátis. Livre.

Diálogos abertos sobre o feminino
Uma roda de conversa num espaço aberto de troca e expressão de questões sensíveis ao feminino. Entre outros pontos, destacamos em cada encontro a importância da criação, da manutenção e do fortalecimento de redes de mulheres para um viver mais saudável e amoroso.
Dia 5/12, quarta, às 19h30.
Com Natália Clementin e Café com Pimenta.
Dia 8/12, sábado, às 16h30.
Com Bárbara Guirado e Bruna Oliveira.
Área de Convivência. Grátis. 16 anos.

Cinema
Preciosa
Dir. Lee Daniels | EUA | 2010 | Drama | 110 min. | DVD
Grávida de seu próprio pai pela segunda vez, Claireece “Preciosa” Jones de 16 anos, não sabe ler nem escrever e sofre abuso constante nas mãos de sua mãe. Instintivamente, Preciosa vê uma chance de mudar de vida quando ela tem a oportunidade de ser transferida para uma escola alternativa. Sob a orientação firme e paciente de sua nova professora, Sra. Rain, Preciosa começa a viagem da opressão para autodeterminação.
Dia 28/11, quarta, às 19h30, no Teatro. Grátis. 16 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência. Limitado a 1 ingresso por pessoa.

Circo
Choque rosa
Com Circo di SóLadies
Augustina, Greice, Úrsula e Xamanga encaram mais um dia de mesmice dentro de casa: limpar, passar, cozinhar e... Peraí? Cadê a Maria?! Com o sumiço da amiga
Maria, as quatro palhaças são obrigadas a se aventurar no tão temido FORA, um lugar que não foi feito para elas, onde mulher nenhuma pode se aventurar. Será?
Dia 2/12, domingo, às 16h, no Teatro. Grátis. Livre.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência. Limitado a 1 ingresso por pessoa.

Esporte e Atividade Física
Danças circulares: o sagrado feminino
Com Liliana Ribeiro de Carvalho
De forma afetiva e artística, as danças circulares buscam despertar a consciência sobre si, promover empoderamento e bem estar, aflorando a natureza feminina.
Dia 25/11, domingo, das 10h às 11h30, na Área de Convivência. Grátis. Livre.

Jovens *
Meu corpo, regras de quem?
Com Café com Pimenta
Muitas são as mudanças que ocorrem no corpo na transição da infância para a juventude, o que desperta muitas dúvidas no jovem. Assim, em um bate-papo, os jovens poderão compartilhar suas inseguranças e saberes.
·         Programação para público fechado.
Dia 22/11, quinta, das 17h às 19h, na Sala Múltiplo Uso 1. Grátis. 12 anos.

Literatura
Sarau pretas palaBRas
O Pretas PalaBRas emerge em contra-ação ao racismo e ao machismo operantes em toda a sociedade. A força motriz de resistência e luta das mulheres negras, desde nossa ancestralidade, fez e faz com que consigamos transformar dores e alegrias em resiliência e expressão de arte.
Dia 9/12, domingo, das 16h30 às 18h, na Área de Convivência. Grátis. 16 anos.

Música
Todas nós
Com Talita Rustichelli e banda
O show traz, por meio de canções, histórias do feminino e da luta das mulheres. Um repertório baseado em canções que abordam o tema, e também músicas representativas nas carreiras de grandes cantoras brasileiras que driblaram a cultura
do patriarcado para seguir adiante, em suas vidas pessoais e profissionais.
Dia 7/12, sexta, às 20h, na Área de Convivência. Grátis. Livre.

Saúde
Violência obstétrica e direito ao parto
Com Doulare, Doulas de Araçatuba e região
O documentário Parir é natural apresenta depoimentos de mulheres que viveram a
experiência do parto e o posicionamento de profissionais de saúde, especialistas em parto e nascimento. O intuito do filme é ampliar o debate sobre a banalização da cesárea e todas as suas consequências.
Dia 22/11, quinta, das 17h às 20h, na Sala Múltiplo Uso 2. Grátis. 16 anos.
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Autocuidado natural para a saúde da mulher
Com Ellen Flamboyant
Introdução a conceitos básicos de saúde das mulheres, anatomia e fisiologia básicas,
desequilíbrios mais comuns da saúde, reconhecimento de algumas plantas medicinais e outros elementos das práticas integrativas de saúde e seus usos.
De 5 a 7/12, quarta a sexta, das 17h às 20h30, na Sala Múltiplo Uso 2. Grátis. Livre.
Inscrições pelo Portal Sesc.

Teatro
Casa de tolerância
Com Companhia do Miolo
“Rompemos os muros! Rasgamos as paredes! Quantos corpos há aqui?” A montagem explora as questões das violências sofridas ao corpo da mulher e as intolerâncias e discriminações a tudo que seja ligado ao feminino.
Dias 30 e 1/12, sexta e sábado, às 20h.
Dia 2/12, domingo, às 19h.
Oficina dos Macacos - Araçatuba.
Grátis. 12 anos.

Intervenção
Darluz
Com Geovanna Leite e Fernando Tavares
Darluz é uma mulher, mãe, violentada e sem saída. Ela tem como única perspectiva a
ruptura do elo materno como concretude de sobrevivência. Nos coloca em um questionamento profundo sobre a metáfora “dar á luz” e qual a interpretação que o
patriarcado reforça em seu cotidiano.
Dia 29/11, quinta, às 19h, no Teatro. Grátis. 16 anos.

Tecnologias e Artes
Descolonize-se
Com Coletivo Ateliê TRANSmoras
Uma roda de conversa e oficina que abordarão a ressignificação da estética/corpo/ beleza/ gênero/ sexualidade/consumo/ reaproveitamento de materiais e sustentabilidade na confecção e experimentação têxtil. A vivência resultará na confecção de uma peça síntese que ficará exposta no Espaço.
De 20 a 22/11, terça a quinta, das 18h30 às 21h30, no Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos.
Inscrições pelo Portal Sesc.

Nenhum comentário: