AGENDA CULTURAL

6.12.18

Nóis é tudo caipira. Evento reúne artistas para celebrar a música caipira em Araçatuba dia 11


Músicos que se dedicam a diferentes estilos musicais se reúnem para apresentar suas versões de clássicos do sertanejo de raiz na mostra “Netuca”

O projeto NETUCA (Nóis é Tudo Caipira) é uma mostra diferente de música sertaneja de raiz. O objetivo é trazer à tona as referências musicais da cultura caipira que cantores e instrumentistas do interior de São Paulo (mais especificamente, de Araçatuba) que atuam profissionalmente no segmento da MPB ou outros gêneros musicais carregam.

A segunda edição do evento acontecerá no dia 11/12, terça-feira, entre 20h e 21h30, no Centro Cultural Um e Outro, em Araçatuba (SP). A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos no local a partir das 19h30.

A ideia é mostrar que, mesmo não sendo violeiros ou intérpretes frequentes do sertanejo raiz, os músicos participantes conservam na memória afetiva um cancioneiro que foi absorvido por meio da convivência com familiares mais antigos, por exemplo, ou de forma mais indireta, por integrarem o contexto da cultura do interior paulista.

Reunidos em duplas, os músicos Davi Makuin e Netinho Neto, Junior Adas e Elvis Dean, e Zé Renato Gimenes e Talita Rustichelli transformarão suas influências e experiências nos segmentos em que atuam (samba, MPB, rock, samba rock e músicas tradicionais do mundo) em releituras de obras genuinamente sertanejas.

O repertório de cada dupla, escolhido especialmente para o Netuca, conta com canções imortalizadas por cantores e violeiros como Tião Carreiro, Alvarenga & Ranchinho, Tonico & Tinoco, Rolando Boldrin, Inezita Barroso, Pena Branca & Xavantinho, entre outros.

O ator Ed Barba será o mestre de cerimônias, mas não só apresentará as duplas, como também acrescentará causos e versos sertanejos numa performance ímpar, que mostra também o caipira que há dentro do artista.

“A ideia surgiu da vontade de potencializar as memórias interioranas de cada um dos artistas. Nós não trabalhamos com música caipira diretamente em nossos projetos, mas temos uma relação de carinho com este gênero. Eu, por exemplo, me lembro do meu avô assoviando alguma moda enquanto tocava violão... Todos nós temos alguma lembrança parecida e isso foi um critério fundamental para a escolha dos participantes do evento. Algumas destas histórias, aliás, serão contadas ao longo da noite”, complementa a idealizadora do Netuca, a cantora Talita Rustichelli.

A primeira edição do Netuca aconteceu em junho de 2017, n’O Quintal Cultural, com apoio e coprodução de Leandro Carvalho. Agora, o projeto está sendo viabilizado por meio de edital do Programa de Fomento à Cultura – 2017, com o apoio da Prefeitura Municipal de Araçatuba, da Secretaria Municipal da Cultura, do Fundo Municipal de Apoio à Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Serviço
Mostra “Netuca – Nóis é Tudo Caipira”
Dia 11 de dezembro, às 20h
No Centro Cultural Um e Outro
(Rua Alexandre Fleming, 48, Vila Nova, Araçatuba SP)
Entrada gratuita
(ingressos distribuídos no local a partir das 19h30)

Nenhum comentário: