AGENDA CULTURAL

20.2.19

Zé Renato: a magia musical de Araçatuba


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Ex-secretário de Cultura de Araçatuba-SP

Havia numa cidade imaginária um sujeito que queria ouvir música em todos os momentos de sua vida. Trata-se de uma lenda.

Nada disso, Consa, se é para elogiar, vamos direto ao assunto, nada de lenda. Há um sujeito em Araçatuba chamado Zé Renato Gimenes que quer ouvir música em todos os momentos de sua vida. Nada de zunido nas orelhas. E está conseguindo. Como consegue realizar tal façanha?

Primeiro, se tornou músico em sua juventude. Na vida adulta, transformou a sua casa numa escola musical e continua agora na velhice. Não fez pé-de-meia e nem cuidou de sua aposentadoria. Ainda dá 45 aulas por semana, beirando os 70 anos de idade.



O negócio dele eram sons harmoniosos, nem ligava para dinheiro. Como criou a família? Cobrava alguns trocados dos pais das crianças e dos jovens. E hoje a família é formada por grandões e grandonas. Até netos. Um espanhol meio teimoso, mas bom sujeito. 

Como já disse, Zé Renato dá aulas de música na casa dele. E nos intervalos, quando não há nenhuma nota musical ao vivo passeando pela casa, ele inventa projetos.

O último projeto foi "Artesanato sonoro", está na plataforma Spotify para quem quiser ouvir:  spotify:album:2QmFuujCNK8oNP5jssfkii 
Cada música ouvida, ele recebe alguns tostões. Já ouvi e vi Zé Renato se apresentar o projeto nos teatros de Araçatuba (quando a cidade tinha teatros). 

O show era uma parafernália de cabaças, moringas e outros instrumentos mais primitivos. Quando vi o espetáculo pela primeira vez, pensei: "O Zé endoidou de vez!"   

Que nada, o espetáculo (não é mais projeto, se tornou realidade) transforma sons tribais em eletrônicos, com o seguinte lema: "Do étnico ao eletrônico, uma viagem para a liberdade musical".



Em 2018, a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo promoveu uma noite de música instrumental em Sampa, dando-lhe oportunidade para mostrar quanto Araçatuba é musical, com demonstração da música experimental de Zé Renato. 

Se Araçatuba tem a fama de ser uma lenda musical, Zé Renato Gimenes é o mago dessa história.

Nenhum comentário: