AGENDA CULTURAL

12.10.19

Alimentação é o foco da programação do Experimenta!, em outubro, no Sesc

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, o Sesc Birigui terá oficinas, bate-papo, feira de produtos orgânicos e cardápio diferenciado na Comedoria

Em 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação – mesma data de fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (em 1945). A ideia é fazer com que a população reflita acerca de assuntos como não desperdício, saúde na alimentação, fome e segurança alimentar.

E, levando a data em consideração, é neste mesmo mês que o Sesc São Paulo convida o público para explorar os temas afins, por meio das atividades do projeto Experimenta! Comida, Saúde e Cultura. As unidades do Sesc São Paulo contam em outubro com uma programação especial que incentiva as pessoas a refletirem sobre os hábitos de alimentação, questiona a relação do indivíduo com a comida, e estimula escolhas saudáveis.

O evento está em sua terceira edição e neste ano são oferecidas mais de 300 atividades por SP. São palestras, rodas de conversa, passeios guiados, oficinas, experimentações e feiras de orgânicos que contam com a participação de profissionais de inúmeras especializações, como nutrição, psicologia, gestão ambiental, ecologia, filosofia, sociologia, história e gastronomia.

Em Birigui

A programação do Sesc Birigui conta com quatro atividades gratuitas. Para as oficinas e bate-papo, é necessário retirar senha 30 minutos antes no local. A primeira delas acontece no dia 17, das 18h às 21h, quando o chef e barista Gabriel Diniz, de Araçatuba, ministra a oficina Natural do fermento ao pão.

Os participantes aprenderão a criar e cultivar o levain (fermento natural) e todos os processos e cuidados na produção do pão de fermentação natural. Gabriel é formado em gastronomia (Unitoledo) e Barista (Coffeelab). Com três anos de experiência na área da fermentação natural e dois anos prestando consultoria a empresas, atualmente exerce função de chef de cozinha na Cafeteria Santo Pão (Araçatuba).

Nos dias 19 e 20, das 14h às 17h, a Feira de produtos orgânicos e agroecológicos reunirá produtores da região de Birigui que apresentarão e comercializarão seus produtos in natura e de base ecológica, como verduras, temperos, granola, frutas, pães artesanais, farinha de mandioca, chás, entre outros.

Os participantes da feira são: Da Tribo, de Iacri; Sítio Panorama, de Penápolis; CSA, de Lins e Promissão; Sika Vegan Queijos Vegetais, de Birigui; Sítio Naturaleza, de Birigui; Acampamento Moriá, de Birigui e Brejo Alegre; Pães Eunice Brito, de Birigui; Rancho Y-îara, de Panorama; e Midori Orgânicos, de Birigui.

A oficina Receitas saudáveis com grãos e sementes, com a nutricionista Vanessa Luqueti, ensinará receitas criadas para aproveitar da melhor maneira sabores e texturas de grãos e sementes, alimentos ricos em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo.

A atividade acontecerá no dia 23, das 18h às 21h, no Sesc Birigui (Sala Múltiplo Uso 1), e dia 25, sexta, das 14h às 17h, no Polo Sesc em Araçatuba. Vanessa é formada em Nutrição (UNIP) e especialista em gastronomia (UNIRP) e gastronomia funcional (FAMERP). É proprietária dos restaurantes de comida saudável Hibisco e Hibisco Express.

E no dia 24, das 18h às 21h, o gestor ambiental e educador Guilherme Reis Ranieri, responsável pelo do Blog Matos de Comer, comanda o bate-papo Hoje, ontem: plantas alimentícias, memórias e identidade. O especialista apresentará aos participantes possibilidades de ampliação do repertório alimentar, baseado nos alimentos e preparos típicos da culinária brasileira que estão atualmente subutilizados, e associando os ingredientes com as memórias do público.  

Guilherme é mestre em Ciência Ambiental, especialista em plantas alimentícias não convencionais. Técnico responsável pelo projeto Viva e autor da cartilha “PANC - Plantas Alimentícias Não Convencionais - Guia Prático”.

Cardápio

Além das atividades, as unidades do Sesc contarão com um cardápio diferenciado, além dos produtos já comercializados no cardápio convencional, em suas Comedorias durante o Experimenta!.

Em Birigui, na primeira quinzena do mês, foram oferecidos a torta de taioba e o flan de café com laranja caramelizada; até dia 27, haverá o sanduíche de peixinho da horta com molho tártaro. Também conhecido como lambarizinho, lambari-de-folha, orelha-de-coelho ou orelha-de-lebre, o peixinho da horta é uma PANC – Planta Alimentícia Não-Convencional; ou seja, integra um grupo de plantas alimentícias antigas, esquecidas na era pós-revolução industrial, mas ainda presentes nos meios rural e urbano.


Confira a programação completa do Experimenta! no Sesc Birigui:

Bate-papo Hoje, ontem: plantas alimentícias, memórias e identidade
Com Guilherme Ranieri, do Blog Matos de Comer
Dia 24, quinta, das 18h às 21h
Sala Múltiplo Uso 2
A partir de 16 anos
Grátis - Entrega de senhas com 30 minutos de antecedência.

Feira de produtos orgânicos e agroecológicos
Dias 19 e 20, sábado e domingo, das 14h às 17h
Área de Convivência
Livre
Grátis

Oficina Receitas saudáveis com grãos e sementes
Com Vanessa Luqueti, do Restaurante Hibisco
Dia 23, quarta, das 18h às 21h - Sesc Birigui (Sala Múltiplo Uso 1)
Dia 25, sexta, das 14h às 17h - Polo Sesc em Araçatuba
A partir de 14 anos
Grátis - Entrega de senhas com 30 minutos de antecedência.

Oficina Natural do fermento ao pão
Com Gabriel Diniz, do Santo Pão
Dia 17, quinta, das 18h às 21h
Sala Múltiplo Uso 1
A partir de 16 anos
Grátis - Entrega de senhas com 30 minutos de antecedência.

Nenhum comentário: