AGENDA CULTURAL

10.11.19

Curso sobre um dos princípios da Permacultura acontece no Sesc Birigui

Atividade de Meio Ambiente acontece entre 20 e 22 de novembro; curso está com inscrições abertas e participação é gratuita


Permacultura é um sistema para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos que se mantenham em equilíbrio e harmonia com a natureza. Ela propõe uma “cultura permanente”, ou seja, que tem como ponto de partida a permanência neste planeta em harmonia com a natureza.

O planejamento e a execução dessas ocupações humanas sustentáveis, segundo a Permacultura, deve unir, sob a ótica da ecologia, as práticas ancestrais aos conhecimentos atualizados de áreas como ciências agrárias, engenharias, arquitetura e ciências sociais.

O sistema foi criado na década de 1970, pelos cientistas australianos Bill Mollison e David Holmgren. É uma metodologia que possibilita habitar coletivamente o planeta Terra sem destruí-lo. E, para que isso seja possível, três princípios éticos direcionam a Permacultura: cuidar da terra, cuidar das pessoas e cuidar do futuro.

E um desses princípios é tema de uma das atividades oferecidas pelo Sesc Birigui neste mês. O ambientalista Thomas Enlazador coordena o curso “Design Social Permacultural: Cuidar das pessoas”, que será realizado de 20 a 22 de novembro (quarta e quinta, das 18h30 às 21h30; sexta, das 17h às 20h).

Entende-se que, se as necessidades das pessoas são supridas de maneira compassiva e simples, o ambiente em torno delas irá prosperar. Sendo assim, a autoconfiança se torna muito mais presente quando as pessoas se concentram no bem-estar não material, no Bem Viver, cuidando de nós mesmos e dos outros sem produzir ou consumir recursos materiais desnecessários.

O conceito do Bem Viver surgiu a partir de sociedades indígenas. Segundo ele, a natureza não é um objeto e nem uma fonte de recursos e matérias-primas; é um ser vivo, e é indivisível - o ser humano é parte dela.

A atividade é voltada para interessados com a partir de 16 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Portal Sesc (http://bit.ly/curso_permacultura).

Terapeuta, ambientalista, educador socioambiental pelo Bem Viver, Thomás Enlazador tem longa caminhada junto às comunidades tradicionais indígenas e anciões das Medicinas Vibracionais e dos encantos da Floresta. Percorreu inúmeros Biomas, Países e Continentes como pesquisador e difusor de Tecnologias para a Saúde e Meio Ambiente. Atua em Aldeias e comunidades de base, busca por um padrão de terapias acessíveis, eficientes e de fácil manejo. E também autor do “Almanaque para Práticas Sustentáveis”.


Serviço
Curso “Design Social Permacultural: Cuidar das pessoas”, com Thomás Enlazador
De 20 a 22 de novembro: quarta e quinta, das 18h30 às 21h30; sexta, das 17h às 20h
Local: Sala Múltiplo Uso 4 do Sesc Birigui
(Rua Manoel Domingues Ventura, 121, Vl. Xavier)
Grátis - Inscrições pelo Portal Sesc (vagas limitadas)

Nenhum comentário: