AGENDA CULTURAL

26.11.19

Ronaldo Mainardi - no Céu dos Poetas


Ronaldo Mainardi
Hélio Consolaro é membro da Academia Andradinense de Letras

As nossas convivências com as pessoas variam de intensidade. Às vezes, até bom que algumas sejam ligeiras, mais formais, porque assim são mais respeitosas. Quando são diuturnas, complicam, porque quanto mais próximas, as pessoas são mais complicadas. Ninguém é normal de perto.

Quando percebo duas pessoas num grude danado, com certeza, aquela convivência não dura muita, acabam em tempestade. Como há também amigos que sempre são bons amigos, mas conversam pouco. O silêncio entre dois amigos é eloquente.

Toda essa introdução para noticiar o falecimento do confrade Ronaldo Mainardi, presidente da Academia Andradinense de Letras. Ele me convidou a ser membro da entidade porque escrevo semanalmente no Jornal da Região, de Andradina. Confrades e confreiras formam um grupo grande que nem os conheço direito. Há até um grupo de Whatsapp, mas a boa amizade nasce em torno de um copo de cerveja ou de vinho.

Fiquei uma semana sem visitar o grupo no Whatsapp, já fiquei desatualizado, embora o presidente Ronaldo Mainardi não fosse conectado. Como sempre ele me ligava (telefone) para dizer as novidades, eu ficava tranquilo com a assiduidade de meu informante. Mas dessa vez, a notícia era ele mesmo, a sua morte, então, o velório aconteceu e eu não fiquei sabendo.    

Não pude conhecê-lo melhor, mas também não houve nenhuma diatribe entre nós. Vamos sentir falta das declamações de seus poemas. E termino com as palavras de Hosanah Spíndola: "Que ele esteja no Céu dos Poetas!"

Nenhum comentário: