AGENDA CULTURAL

20.6.20

Gestão sem lacunas - princípios. Gervásio Antônio Consolaro



Compulsando nossos arquivos pessoais, encontramos anotações  de um dos mais recentes cursos de gestão que participamos, somadas às pesquisas bibliográficas que realizamos, trazemos aqui alguns princípios de gestão, útil para estudantes de Administração e profissionais desta área.

I. Coloque a vida sempre em primeiro lugar: a cada momento de seu dia a dia e em todas as decisões que você vier a tomar, valorize a vida em todas as suas formas, a curto médio e longo prazos.

II.Esteja sempre no “seu melhor eu”: é sua responsabilidade atuar sempre em seu melhor estado físico, mental, emocional e espiritual. O seu “melhor eu” atua sempre pelo bem-estar de todos.

III.Busque a perfeição em tudo que fizer: sua responsabilidade é de sempre buscar o melhor, o excelente, a perfeição em tudo que fizer.

IV. Atue sempre com foco na verdade: sua reponsabilidade é trazer sempre as verdades à mesa de decisões, assegurando o melhor para a vida e para o todo, evitando ilusões e percepções distorcidas da realidade.

 V. Atue com maestria e profissionalismo: não desperdice energia em atividades que podem ser desenvolvidas por pessoas que se reportam a você. É sua responsabilidade usar suas competências plenamente, todo o tempo, e se reportar ao seu superior quando se deparar com trabalhos para os quais você não se sinta preparado ou capacitado.

VI.Seja sempre pró-soluções: Canalize sua energia para o construtivo, o antecipativo e o preventivo. Evite desperdiçar energia e talento em diagnósticos após o fato. Saia das causas aparentes. Vá sempre à causa das causas. Planejar não é correção. É antecipação.

VII.Compreenda a influência do humano em tudo: Procure compreender cada vez melhor o fator humano presente, tanto no processo de geração de lacunas como a superação delas. Lacunas são geradas, por exemplo, pelo desrespeito a valores estabelecidos, quebra de princípios éticos, neglicência e arrogância.

VIII. Assuma responsabilidade pelo todo: é sua responsabilidade estar conectado, envolvido, participante e ativo junto ao todo da organização. O “Sem Lacunas” é comunicação direta, muito diálogo e ações integradas.  O espírito é de responsabilidade compartilhada em seu nível máximo: 100% eu e 100% os outros.

IX. Busque perfeita harmonia na organização como um todo: elimine os conflitos e a competição predatória que causam lacunas através das quais os bons resultados se perdem. Seja sempre muito criativo na busca de “soluções ganha-ganha” nas suas relações no trabalho e em todas as partes envolvidas.

X. Atue também nos “espaços vazios” da organização: é sua responsabilidade estar preparado para identificar “vazios” entre áreas, processos, programas e ações e agir sobre eles. Isto requer excelência na visão do todo e nas iniciativas.

XI. Aja sempre com foco no bem comum: aja sempre motivado pelo propósito maior, que é o bem-estar da sociedade, e nunca pelo medo ou egoísmo, que paralisam ou nos levam a distorções em nosso próprio modo de ser.

Por fim, seja consciência em ação: seja um exemplo vivo do que há de melhor no ser humano. Só faça aos outros o que quer que façam pra você.      

Gervásio Antônio Consolaro, ex- delegado regional tributário do estado/SP, agente fiscal de rendas aposentado. Assessor executivo da Prefeitura de Araçatuba, administrador de empresas, contador, bacharel em Direito e pós-graduação em Direito Tributário. Curso de Gestão Pública Avançada pelo Amana Key e coach pela SBC.
       

Nenhum comentário: