Compulsando
nossos arquivos pessoais, encontramos anotações
de um dos mais recentes cursos de gestão que participamos, somadas às
pesquisas bibliográficas que realizamos, trazemos aqui alguns princípios de gestão,
útil para estudantes de Administração e profissionais desta área.
I. Coloque a
vida sempre em primeiro lugar: a cada momento de seu dia a dia e em todas as
decisões que você vier a tomar, valorize a vida em todas as suas formas, a
curto médio e longo prazos.
II.Esteja
sempre no “seu melhor eu”: é sua responsabilidade atuar sempre em seu melhor
estado físico, mental, emocional e espiritual. O seu “melhor eu” atua sempre
pelo bem-estar de todos.
III.Busque a
perfeição em tudo que fizer: sua responsabilidade é de sempre buscar o melhor,
o excelente, a perfeição em tudo que fizer.
IV. Atue sempre
com foco na verdade: sua reponsabilidade é trazer sempre as verdades à mesa de
decisões, assegurando o melhor para a vida e para o todo, evitando ilusões e
percepções distorcidas da realidade.
V. Atue com maestria e profissionalismo: não
desperdice energia em atividades que podem ser desenvolvidas por pessoas que se
reportam a você. É sua responsabilidade usar suas competências plenamente, todo
o tempo, e se reportar ao seu superior quando se deparar com trabalhos para os
quais você não se sinta preparado ou capacitado.
VI.Seja sempre
pró-soluções: Canalize sua energia para o construtivo, o antecipativo e o
preventivo. Evite desperdiçar energia e talento em diagnósticos após o fato.
Saia das causas aparentes. Vá sempre à causa das causas. Planejar não é
correção. É antecipação.
VII.Compreenda
a influência do humano em tudo: Procure compreender cada vez melhor o fator
humano presente, tanto no processo de geração de lacunas como a superação
delas. Lacunas são geradas, por exemplo, pelo desrespeito a valores
estabelecidos, quebra de princípios éticos, neglicência e arrogância.
VIII. Assuma
responsabilidade pelo todo: é sua responsabilidade estar conectado, envolvido,
participante e ativo junto ao todo da organização. O “Sem Lacunas” é
comunicação direta, muito diálogo e ações integradas. O espírito é de responsabilidade
compartilhada em seu nível máximo: 100% eu e 100% os outros.
IX. Busque
perfeita harmonia na organização como um todo: elimine os conflitos e a
competição predatória que causam lacunas através das quais os bons resultados
se perdem. Seja sempre muito criativo na busca de “soluções ganha-ganha” nas
suas relações no trabalho e em todas as partes envolvidas.
X. Atue também
nos “espaços vazios” da organização: é sua responsabilidade estar preparado
para identificar “vazios” entre áreas, processos, programas e ações e agir
sobre eles. Isto requer excelência na visão do todo e nas iniciativas.
XI. Aja sempre
com foco no bem comum: aja sempre motivado pelo propósito maior, que é o
bem-estar da sociedade, e nunca pelo medo ou egoísmo, que paralisam ou nos
levam a distorções em nosso próprio modo de ser.
Por fim, seja consciência em ação:
seja um exemplo vivo do que há de melhor no ser humano. Só faça aos outros o
que quer que façam pra você.
Gervásio Antônio Consolaro, ex- delegado regional tributário do estado/SP, agente fiscal de rendas aposentado. Assessor executivo
da Prefeitura de Araçatuba, administrador de empresas, contador, bacharel em
Direito e pós-graduação em Direito Tributário. Curso de Gestão Pública Avançada
pelo Amana Key e coach pela SBC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário