AGENDA CULTURAL

13.8.20

Meu dente saudável escureceu! E agora? - Alberto Consolaro


O dente fica mais amarelado e escuro por alterações (setas) dos tecidos no seu interior!

Meu dente sem cárie e com gengiva normal está escurecendo: o que devo fazer? O que está acontecendo, vou perder o dente? Calma, vamos esclarecer para que procure o profissional cirurgião dentista mais tranquilo e consciente.

A única causa do escurecimento de um dente com coroa e gengiva saudáveis é o traumatismo, especialmente a concussão dentária. Ela é uma batida no dente que não provoca dor, apenas uma sensação de desconforto por até 4 horas e desaparece sem precisar de analgésico. O dente não muda de posição e nem fica com mobilidade. A “concussão dentária” é traiçoeira, pois parece inconsequente, mas pode ter consequências como o escurecimento. É igual a “concussão cerebral”, parece ser nada demais, mas tem que se observar ao longo do tempo.

A concussão dentária pode acontecer:

1. Nos esportes em cotoveladas, tapas, boladas e quedas e trombadas.

2. Nas festas por microfones, garrafas, abrir tampas com dentes, instrumentos musicais.

3. Nas lutas, brigas, tapas, beijos malucos.

4. Pelo contato acidental com instrumentos cirúrgicos nas manobras bucais, na anestesia com laringoscópio e nas extrações de dentes.

5. No lazer com bicicletas, patins, patinetes, pranchas e barcos.

Tratamento ortodôntico e o trauma oclusal não necrosam a polpa e nem induz metamorfose cálcica, pois suas forças atuam lentamente no dente, sem rupturas de vasos. O clareamento dentário também não induz estas alterações pulpares.

MECANISMO

Depois da batida no dente, como não dói, ninguém mais lembra e se perguntado meses depois, nem se conta para o profissional. Pode até aparecer uma trinca ou sair uma lasquinha do esmalte, mas quase ninguém valoriza isto como “comprovante” de traumatismo dentário! 

Na ponta da raiz, a concussão pode romper vasos sanguíneos e nervos que entram no centro do dente formado por um tecido mole que lhe dá vitalidade e é chamado polpa ou “nervo”.

1. Se o rompimento for total, a polpa enfarta, necrosa ou morre. O tecido morto se decompõe e libera pigmentos escuros que impregnam as paredes internas e, por transparência, o dente fica escuro durante meses.

2.    Se o rompimento for parcial, a polpa viva sofre com falta de oxigênio. Para sobreviver e se adaptar, rapidamente produz uma dentina malfeita ou displásica que ocupa todo o espaço dentro do dente. Isto se chama “metamorfose cálcica da polpa”. Quase todas células viram produtoras de dentina malfeita e o centro preenchido, por transparência, deixa o dente vai escurecido em um ano ou menos!

TRATAMENTO E PREVENÇÃO

O escurecimento é igual se for por morte ou metamorfose e deve ser tratado, pois pode produzir lesões no ápice das raízes e infectar-se por bactérias que chegam lá pelo sangue! Quando chegar no cirurgião dentista, a primeira coisa que vai pedir é uma radiografia onde verá se a polpa morreu e ficou o espaço vazio ou se ele está preenchido por dentina malfeita! Em geral, o especialista em canal vai ser acionado para avaliar e tratar. No final do processo, o dente volta ao normal.

Como evitar o escurecimento do dente? Ao praticar atividades de contato use protetor de dentes feito individualmente pelo profissional de confiança! Fale com ele! E se eu bater o dente o que devo fazer? Fale com o ele e faça uma radiografia a cada 3 meses por um ano: depois disto se não escureceu, não acontecerá mais! Na maioria das batidas nos dentes no dia a dia, nada de mais acontece! O escurecimento vai acontecer quando as forças traumáticas concentrarem no ápice da raiz e isto é eventual.

Em tempo: tratamento ortodôntico, clareamento dentário e trauma oclusal não necrosam a polpa e nem induz metamorfose cálcica da polpa!

Alberto Consolaro – Professor Titular da USP - FOB - Bauru-SP - consolaro@uol.com.br










Nenhum comentário: