AGENDA CULTURAL

6.9.20

Bolsonaro odeia ONGs, mas o Papa Francisco dá todo apoio


“Vocês sabem que ONG não tem vez comigo, não é? Boto pra quebrar com esse pessoal. Não consigo matar esse câncer chamado ONG”, declarou Bolsonaro durante transmissão semanal ao vivo pelo Facebook. 

O poder é diluído numa democracia, não se concentra numa pessoa ou num grupo ou classe social. Há o setor privado (empresas), o poder público (os governos) e terceiro público (nem privado, nem governamental, mas é público). Quem trouxe essa setorização do poder foi a Constituição Cidadã de 1988. 

A web mostra isso em seus endereços (URL): a extensão ".com" é do setor privado; a ".gov" é do setor governamental; ".org" é do terceiro setor, as organizações sociais.

As ONGs são organizações não-governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante: garantir o pleno exercício da cidadania e da democracia. Bolsonaro só gosta de ser ajudado por gente sai nas páginas policiais, com atividades ilegais, como garimpeiros, grileiros de terra e milícias.

Bolsonaro não pediu ajuda às ONGs para distribuir o auxílio emergencial durante a pandemia do coronavírus, preferiu usar  aplicativos, permitindo desvios, roubos e manipulações de verbas públicas praticados por espertinhos.

A ONG não se limita a ajudar o poder público, mas fiscalizar também o Estado, tanto no âmbito federal, estadual ou municipal, acompanhando os atos praticados pelos poderes executivo, legislativo, judiciário. De acordo com seus objetivos, cuidar de certos setores específicos da sociedade, como: meio ambiente, proteção e assistência ao consumidor, direitos humanos. Bolsonaro não gosta de gente que faz o bem não importa a quem, ele gosta mesmo é de armas, só sabe matar. 

Uma ONG tem CNPJ, com registro dos estatutos no cartório. Os dirigentes são eleitos em assembleia, tem conselho fiscal e são fiscalizadas pelos tribunais de conta. Eu participo de duas ONGs, como a Academia Araçatubense de Letras e o Rotary Club. Cooperativas, condomínios e associações de classe não são ONGs, mas Bolsonaro nunca leu um livro (segundo o seu guro Olavo de Carvalho), só pratica tiro ao alvo, cujo alvo é a figura humana.

As ONGs são realmente um câncer, mas que felizmente Bolsonaro não consegue eliminá-las, porque elas são a resistência às ações de governantes autoritários,  desequilibrados, que não conseguem ser líder da nação. Todos os democratas estão rindo dele com escárnio. Papa Francisco dá todo apoio às ONGs.   

Nenhum comentário: