AGENDA CULTURAL

24.5.21

Aos palmeirenses e são-paulinos

 https://jmonline.com.br/novo/?noticias,4,ESPORTE,212299

Abel Ferreira e Hernán Crespo

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Ao término do jogo São Paulo e Palmeiras, os primeiros momentos são de frustração, querer arrumar um culpado para os problemas do lado perdedor,  jogar nos outros a causa é uma maneira fácil de se fazer uma reflexão. Quase sempre nos esquecemos de que há mérito de quem ganhou.

O Flamengo ganhou novamente o campeonato estadual, mas o futebol fluminense se resume no alvinegro, não tem concorrente. Os paulistas não querem esse modelo de time único para si. Os paulistas têm até times do interior ameaçando a supremacia dos quatro grandes.  

Não tenho o viés do torcedor fanático que quer ganhar de qualquer maneira. Na hora do jogo, entro na onda do fervor, xingamentos, etc, mas depois, no outro dia, a ponderação toma conta de mim.

Se continua a sinergia do time do Palmeiras  com o Abel Ferreira, no momento do jogo, aquela fatalidade do chute do Luan (sao-paulino) bater na perna do Felipe Melo e entrar, liquidou com o grupo. Tanto que ele não voltou ao campo para o segundo tempo. Talvez, ele mesmo não quisera voltar. 

Um time bem-sucedido, fase que passa atualmente o Palmeiras, é analisado pela equipe técnica dos adversários por todos os lados antes de um jogo, ainda mais com a disposição farta de imagens. Assim ocorreu com o São Paulo. Tanto que nossos melhores atletas não jogaram nada, foram dominados.  

A direção do Palmeiras com seu técnico neste momento precisa apenas de inteligência emocional para analisar a situação. Nunca íamos ganhar sempre, não seremos campeões em todas as competições. 

Não vou pedir nada à torcida, principalmente às organizadas, porque ela é irracional por natureza. E os comentaristas esportivos, é melhor não ouvi-los, emudecer o aparelho no momento em que falam. Pedir coerência para tais profissionais é perder tempo. Apenas insuflam a torcida, fazem o jogo da audiência. 

Tenho amigos e parentes são-paulinos, já não aguentava o mau humor deles, nove anos sem ganhar um título de campeão. O Palmeiras titubeou e deu a chance, estão sorrindo.   

Parabéns ao São Paulo pela conquista do título, surgiu um adversário à altura do Palmeiras para que o futebol paulista não se torne um estado de time único.

Nenhum comentário: