AGENDA CULTURAL

25.5.21

Um risco bem ousado - Gervásio Antônio Consolaro

       


      Nossos sonhos – adiados ou frustrados – são específicos para nós como indivíduos. Nossos sonhos não são como o de nenhuma outra pessoa, embora todos nós compartilhemos pelos menos um grande sonho que arde em chamas na alma de todo ser humano: amar. É um sonho quem requer coragem como nenhum outro, porque é repleto de obstáculos. Na verdade, amar é o ato mais desafiador do espírito humano.

      No entanto, é o summum bonum, o bem supremo. “Tire o amor”, declarou Robert Browing, “e nossa Terra é um túmulo”. Sem amor, os outros sonhos não têm importância.

       Um dos melhores antídotos para superar qualquer obstáculo na estrada da realização de nossos sonhos foi redigido por Kant Keith, em 1968, fez mais de 150 discursos, workshops de liderança estudantil, dizendo que a revolução estava nas mudanças por meio do sistema e não com gritos, ocupação de prédios, jogando prédio nas polícias. Logo percebeu que muitos alunos não sabiam como trabalhar com o sistema.

       Idealistas, saíram pelo mundo para fazer o que achavam certo, bom e verdadeiro, relembra Kent “apenas para voltar pouco tempo depois, desencorajados, ou amargurados, por quem ninguém os valorizou, ou falharam em obter os resultados que esperavam”.

      Kent contou aos seus colegas estudantes que para mudar o mundo eles tinham que amar as pessoas – mesmo quando não fosse fácil. “O desafio é sempre fazer o que é certo, bom e verdadeiro, mesmo se os outros não reconhecerem".

      Depois dessa árdua experiência mesmo sendo ainda um líder estudantil resumiu seu desafio chamando-o de “Mandamentos Paradoxais”, se você já leu antes, vale a pena ler de novo. E de novo.

  • 1- As pessoas são ilógicas, insensatas e egocêntricas. Ame-as apesar de tudo.
  • 2- Se você fizer o bem, as pessoas irão acusá-lo de interesses egoístas ocultos. Faça o bem, apesar de tudo.
  • 3- Se você tiver sucesso, ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos. Busque o sucesso, apesar de tudo.
  • 4- O bem que você faz hoje será esquecido amanhã. Faça o bem, apesar de tudo.
  • 5- Honestidade e franqueza o tornarão vulnerável.  Seja honesto e franco, apesar de tudo.  
  • 6- Os maiores homens e mulheres, com as maiores ideias, podem ser eliminados pelos menores homens e mulheres com mentes mais estreitas. Pense grande, apesar de tudo.
  • 7- As pessoas favorecem os oprimidos, mas seguem somente os bem-sucedidos. Lute por alguns oprimidos, apesar de tudo.
  • 8- Aquilo que você passa anos construindo poderá ser destruído da noite para o dia. Construa apesar de tudo.
  • 9- As pessoas realmente precisam de ajuda, mas poderão atacá-lo se você as ajudar. Ajude as pessoas, apesar de tudo.
  • 10- Dê ao mundo o melhor de você, e levará um soco na cara. Dê ao mundo o melhor de você, apesar de tudo.
Você deve fazer aquilo que acha que não consegue. Eleanor Roosevelt 

Gervásio Antônio Consolaro, ex-delegado regional tributário do estado/SP, agente fiscal de rendas aposentado. Administrador de empresas, contador, bacharel em Direito e pós-graduação em Direito Tributário. Curso de Gestão Pública Avançada pelo Amana Key e coach pela SBC.                            

Nenhum comentário: