AGENDA CULTURAL

5.6.21

Meio ambiente todos os dias

 

Rotarianos no Parque do Rotary, retomando os trabalhos

Hélio Consolaro, professor, jornalista e escritor. Rotariano de Araçatuba-SP


O homem, com mais idade, perde a virilidade, fica mais cordato, preocupado com toda a humanidade. Efeitos dos hormônios. 

Assim estávamos, puxados pelo Paulo Maia, rotarianos comemorando 5 de junho - Dia Internacional do Meio Ambiente - retomando os cuidados de uma área verde na avenida dos Fundadores, já que pandemia veio para ficar. A maioria era composta de velhos vacinados.

Todos estavam incomodados com o matagal na área. Alguém perguntou se o mato, o capim colonião havia matado as árvores plantadas há mais de ano. Outro respondeu:

- Não, porque aquilo que chamamos de mato, desprezamos, numa atitude preconceituosa, também faz parte do verde. Mamona é verde, guaxuma e capim também, fazem parte da produção de nosso oxigênio. Na minha casa, a Helena não quer uma folha de oiti no chão, e eu respondo:

- Folhas no chão não é sujeira, são as árvores criando o seu próprio adubo!

De repente, vejo o companheiro Antônio Alves de Oliveira resmungando lá no meio da quiçaça com mensagens plastificadas à mão. Há anos atrás, ele plantou cinco mudas de moringa, um arbusto medicinal, e jogou bulas para orientar alguém que porventura precisasse dos medicamentos fitoterapêuticos. 


A bula do companheiro Antônio Alves de Oliveira

Antônio só achou os plásticos, pois o cavalo que o carroceiro pôs dentro da área para pastar quebrou as moringas, ou melhor, comeu-as. Naquele pedacinho de chão se dava a cadeia alimentar. Além disso, o cavalo precisa se alimentar e o carroceiro, vítima do êxodo rural não domina a tração mecânica. O azar mesmo é o ministro do Meio Ambiente do Brasil estar vendendo a Amazônia para os madeireiros. 

Antônio Alves de Oliveira ficou nervoso com o cavalo, pegou um facão no carro saiu cortando mamoneiras. Vi aquela cena e a achei hilariante, pois a semente da mamona produz o óleo de rícino, que ajudou o Brasil na crise do petróleo em 1973, substituindo o diesel.  

Uma reflexão do Consa para o dia não passar em branco: "O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de dominarem a si mesmos". (Albert Schweitzer)  

2 comentários:

Alcino disse...

O planeta depende da natureza!

Monica Sacutti disse...

Acho lindo os tapetes de flores nas calçadas, lamento que a maioria considere lixo.