AGENDA CULTURAL

3.7.21

Cultivar a gratidão - Gervásio Antônio Consolaro

                 


 
“O agradecimento é a memória do coração” Lao Tsé-Tung

       Caro leitor, hoje vou escrever sobre a gratidão, com o objetivo de continuar dando minha singela contribuição para atravessarmos com mais leveza nossa situação pandêmica.

       A gratidão é uma qualidade humana com propriedades alquímicas porque tudo o que toca é convertido em ouro: transforma o pessimismo em benevolência, a carência em abundância, a negatividade em confiança, a crítica em apreço, a tristeza em alegria, o egoísmo em generosidade e a escuridão em luz.

       Encarar as crises com gratidão abre as portas à transformação, permite dissolver o conflito e a densidade inerentes ao caos, abrindo espaço para as oportunidades de crescimento que a vida oferece nos momentos de atrito.

       O estado de gratidão traz a força, a motivação e a vitalidade de que necessitamos para acender o fogo da ousadia e superar os obstáculos com alegria.

      Ao agradecer, o coração se abre e se enche de plenitude, a mente foca o positivo, a abundância que nos rodeia se faz visível e a vida nos abraça com amor...

      A Neurociência, tem demonstrado que a gratidão está intimamente relacionada com a felicidade. Quando uma pessoa se sente grata é ativado o chamado “sistema de recompensa do cérebro” localizado no núcleo accumbens, o qual responde às gratificações naturais gerando bem-estar e satisfação.

       Por meio de outra via neural, também foi demonstrado que a gratidão estimula as vias cerebrais responsáveis pela liberação de oxitocina, o hormônio responsável por sentimento como o amor, o afeto e a tranquilidade, reduzindo os níveis de estresse, ansiedade e medo.

       Praticar a gratidão eleva, portanto, os níveis de emoções positivas, de vitalidade, de satisfação e de autorrealização, contribuindo para a felicidade.

       Posto que nosso cérebro não pode experimentar ao mesmo tempo felicidade e infelicidade, cultivar a gratidão e o apreço, é uma opção que nos presenteia momento a momento

       A gratidão se cultiva com o apreço.

       Ao focar a mente nas coisas simples que recebe a cada dia – nos alimentos que você tem a oportunidade de comer e desfrutar, nos bens materiais de que dispõe, no tesouro das amizades e relações que o rodeiam, nos conhecimentos e nas aprendizagens que o enriquecem nas experiências que lhe engrandecem, na abundância da natureza que se expressa em um entardecer, no canto dos pássaros, no ar que você respira, na água que bebe ou simplesmente na milagrosa oportunidade de escutar seu coração bater – você se dá conta de que tem nas mãos um dia mais de vida.

        Se você quer abrir seus braços à abundância e abrir as portas a um destino brilhante, o segredo está em agradecer pelo passado, pelo presente e pelo futuro.


GERVÁSIO ANTÔNIO CONSOLARO - diretor regional da  Assoc. Fiscais de Rendas-SP, consultor tributário, agente fiscal de rendas aposentado,          ex-delegado regional tributário, ex-assessor executivo da Prefeitura de Araçatuba, administrador, contador, bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Tributário, curso  de gestão pública avançada pela Amana  Key e coach pela SBC.      

Nenhum comentário: