AGENDA CULTURAL

16.8.21

É competente ou competitivo? - Alberto Consolaro

Competitividade tem foco no outro, competência em si mesmo!

     Competência é a soma de conhecimentos e habilidades que se adquire com muita dedicação, leitura e treinamento. Ser competente é fazer bem o que nos propusemos a fazer. Dom tem a ver com o divino e ele não seria injusto ao dá-lo apenas para alguns privilegiados. Para se obter excelência profissional, artística ou científica, o que existe é treinamento e um conjunto de fatores associados para se obter o sucesso.

COMPETÊNCIA

Competência implica em buscar o melhor e o ideal para você, sem se importar que haja ou não alguém ao seu lado, à frente ou atrás! Para o verdadeiro competente o ponto de referência é ele mesmo, não importa se tem alguém melhor ou pior, ele não se compara com o outro, não tem o outro como referência. Ele fica feliz com o que faz e da forma como faz da melhor maneira possível.

Queremos ser e ter filhos bem-sucedidos profissionalmente ou seres humanos serenos, amorosos e que saibam usufruir as coisas simples? Queremos seres campeões ou humanos compreensivos, tolerantes e felizes? Ser competente é fazer bem, o que nos propusemos.

COMPETITIVIDADE

Ser competitivo é sempre fazer melhor do que o outro! Na competitividade o que importa é que outros não estejam a frente, mesmo que tenham que ser derrubados, detratando, o importante é o outro e não a si mesmo. Com raras exceções, o competitivo não se importa com os meios, o importante é vencer, ser o melhor que os outros. A comparação é com o outro e não consigo mesmo.

É claro que sempre teremos alguém melhor que nós e ser competitivo é caminho para a frustração e futura depressão. Tão lógico que não somos o melhor, como não somos o mais bonito! Muitos menos somos o mais sábio e o maior conhecedor das coisas, sempre haverá um melhor que nós. Por outro lado, se competentes, sempre teremos várias pessoas felizes e satisfeitas consigo mesmo, alegres e interativas com os que te cercam, pois sabem que são competentes, não importa quem o cerca!

NÃO CONFUNDAM!

E você? És competente ou és competitivo? Hoje se pudesse escolher, por qual caminho seguiria na vida: o da competência ou da competitividade? Empresas, clubes e governos que optaram pela competência tem uma felicidade no ar, uma alegria no fazer e especialmente uma saúde mental e corporal prevalente nas pessoas. O estresse da competividade gera transtornos mentais, emocionais, aumenta prevalência do câncer, das doenças autoimunes e doenças infecciosas.

Em aulas sobre docência, pergunto se gostariam que os filhos fossem competitivos: é quase unânime afirmarem que sim, para o meu espanto! E por que respondem assim? Pois nunca refletiram sobre o assunto e acham que competência e competitividade são sinônimos. Muitas escolas fundamentais e de ensino médio estimulam a competitividade e não a competência, formando seres com dificuldades de viver em grupo.

REFLEXÃO FINAL

Nas entrevistas para contratação e concursos para se ingressar nos melhores cursos de pós-graduação ou como docente das principais universidades, é muito comum a confusão entre competência e competitividade. Os candidatos questionados sobre competência, na maioria das vezes respondem assim: “- é muito importante ser e eu sou competitivo”. Nas melhores, mas nas melhores mesmo, universidades, pós-graduação e empresas, se responder assim quase sempre o candidato não é aprovado, pois não querem um ambiente de trabalho predatório!


Alberto Consolaro – professor titular da USP na FOB de Bauru-SP - consolaro@uol.com.br


Nenhum comentário: