AGENDA CULTURAL

21.9.21

Criar redes de apoio - Gervásio Antônio Consolaro


Somos a média das cinco pessoas com as quais passamos mais tem
po. Jim Rohn

Estes não são tempos de lobos solitários. São tempos de solidariedade, de trabalhar em equipe, de intercambiar conhecimentos, de complementar os talentos e unir forças. Estamos saindo da era depredadora do egoísmo, que tanta destruição e desigualdade deixou no mundo, e estamos entrando na espiral da colaboração e das redes de apoio. Podemos presenciar esta tendência hoje em dia nos negócios do mundo digital que não são se baseiam no princípio da competitividade, mas no das alianças um ganha/ganha.

Para avançar na conquista de seus sonhos é  muito importante que você estabeleça uma rede de apoio com quatro elementos essenciais: tribo, os mentores, o círculo de influência e o serviço.

ENCONTRE SUA TRIBO: a tribo é esse grupo de pessoas com quem você vibra e ressona, compartilha os mesmos valores, tem interesses em comum e caminham juntos em direção a um mesmo propósito na vida.

Uma tribo abraça desde o criação e acelera seu processo de crescimento pessoal.

Essas pessoas servirão de espelho para ver seus defeitos e virtudes, descobrir os aspectos que você deve trabalhar e que lhe permitem polir com consciência o diamante interno.

A tribo ajuda a sanar as feridas do coração, como a rejeição, o abandono, a solidão, o sentimento de injustiça ou o medo de traição.

Uma  tribo inspira, motiva; lhe dá contenção quando dela necessitar;  celebra suas conquistas; dá força para enfrentar os desafios; oferece alento quando você crê que tudo está perdido; oferece o presente da amizade. E, oferece a oportunidade de aprender a amar, escutar, compreender e ajudar outros como você, que estão na busca da felicidade.

APRENDA COM MENTORES E MESTRES: a vida é um constante dar e receber, aprender e ensinar. No caminho da ousadia, é importante que você se inspire em mestres e mentores e aprenda o que eles têm para dar, por sua experiência de vida e sabedoria alcançada. São nossos avós, pais, tios, professores, líderes organizacionais, líderes políticos, porque não. Tudo que você deve a eles por terem transmitido um conhecimento e pelos treinamentos especiais que levaram você a despertar e a sair da ignorância.

ESCOLHA SEU CÍRCULO DE INFLUÊNCIA: as pessoas que o rodeiam exercem uma grande influência em sua vida, especialmente aquelas cinco com as que você compartilha seu tempo e sua energia.

BUSQUE SERVIR OS DEMAIS: o segredo da felicidade verdadeira está em servir aos demais. Podemos observar a qualidade do seviço na natureza: o Sol ilumina todos os seres; a água aplaca a sede, refresca purifica, sem guardar nada para si mesma. Servir é pratica a generosidade com o mundo.

De que serve ter riqueza ou sustento se não é para compartilhar com os demais?

De que serve sermos felizes se os demais ao redor são infelizes?

De que serve acumular conhecimento se não é para ensinar os outros?

Ao final, por natureza, somos seres sociais e afetivos. Vivemos e existimos em uma relação de interdependência com todos os seres. Portanto, o serviço aos demais é parte do propósito da vida.  

GERVÁSIO ANTÔNIO CONSOLARO - diretor regional da  Assoc. Fiscais de Rendas-SP, consultor tributário, agente fiscal de rendas aposentado, ex-delegado regional tributário, ex-assessor executivo da Prefeitura de Araçatuba, administrador, contador, bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Tributário, curso  de gestão pública avançada pela Amana  Key e coach pela SBC.            g.consolaro@yahoo.com.br   



Nenhum comentário: