AGENDA CULTURAL

23.12.21

Conexão com eficácia - Gervásio Antônio Consolaro

 


Conectando-se sabiamente. Tudo na vida se baseia em relações interpessoais: 99% do seu trabalho é feito delas. Desde que acordamos até a hora de irmos dormir, nos relacionamos com os outros. Para ter amigos, para namorar ou se relacionar com os membros da família, é preciso saber se relacionar com os outros. Quem souber fazer isso bem será sucesso na vida.

Você pode ter sido um excelente aluno na faculdade, ter feito mestrados, doutorados, enfim, ser um gênio, porém, se não tiver nota 10 na sua forma de relacionar com os outros, dificilmente a sua rede de conexões será extensa, assim como seus resultados. Precisamos aprender a ter uma boa relação com as pessoas, saber nos conectar com o outro para prosperar.

“Em sua relação com qualquer pessoa, você perde muito se não tirar o tempo necessário para compreendê-la." (Rob Goldston)

Faças elogios inteligentes. Quantas vezes você já foi criticado? Como se sentiu diante dessa situação? Por outro  lado, quantas vezes você foi elogiado? O que sentiu ao ouvir palavras incentivadoras?

Quando valorizamos, estabelecemos uma conexão, geramos empatia com o outro, sempre que o elogio for inteligente e verdadeiro. Mas, o que estou querendo dizer com isso? De nada serve elogiar simplesmente para agradar; um elogio inteligente é enxergar uma atitude, uma característica boa, e expressá-las em palavras. Quando conseguimos fazer isso, estaremos estabelecendo “conexões de ouro”.

Celebre as conquistas do seu colega de trabalho, as promoções, as matérias aprovadas, os sucessos econômicos dos seus pares, uma benção, porque tudo o que celebrar do outro virá para a sua vida. Se for capaz de festejar as alegrias dos outros, elas será a antecipação do que logo você estará festejando para a sua própria vida. Lembre-se de que o semelhante atrai o semelhante.

O meu “eu” sadio estabelece “relações sadias”

Não há ser humano mais extraordinário do que a pessoa competente e humilde. A pessoa orgulhosa termina sozinha, a impulsiva também; mas a pessoa que sabe estabelecer conexões sadias sempre chega no cume. Se for para ficar bravo, que seja com você  mesmo, com a situação que não aceita e não quer para a sua vida; ao fazer isso, descubra que dentro de você há um potencial, um domínio próprio, coragem, valor e forças para fazer a mudança de que precisa.

Tudo está dentro de você; de tudo que há no seu interior sairá o que você é capaz de dar.  Procure todos os dias um motivo para ser feliz; elogie, parabenize, escute, semeie no outro e colherá muito mais do que plantou. Tudo o que você faz pelos outros retornará à sua vida multiplicado; é um princípio que não falha. Tudo que se respeita se aproximará de sua vida.  As pessoas otimistas não vivem em um mundo de fantasia; elas veem sua realidade.

“O otimismo é a fé que conduz ao sucesso; nada pode ser realizado sem esperança” Helen Keller

Por fim, escutemos com inteligência: todos precisam ser escutados. Mais do que um conselho, o que esperam é que haja alguém capaz de sentar e perguntar: Vamos, me conte o que acontece com você? Seja uma pessoa aberta, confiável, capaz de escutar o outro sem julgá-lo.

“Sua verdade aumentará à medida que souber escutar a verdade dos outros” Martin Luther King

Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, ex-delegado regional tributário, auditor fiscal da receita estadual aposentado, formado em administração, ciências contábeis e bacharel em Direito. Em-ail:  g.consolaro@yahoo.com.br  

Nenhum comentário: