AGENDA CULTURAL

8.12.21

Dono de um sorriso automático

Sorriso de Mona Lisa

Morador de Turiúba, Hilson Barbosa da Silva, de 53 anos, foi selecionado para o tratamento com toxina botulínica pelo SUS (Sistema Único de Saúde); causa do "sorriso involuntário" ainda é desconhecida. (Site 18 News - 06/12/2021)

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

 Quem quer sorrir? Até o mais sisudo tem esse desejo. Há filtro nas redes sociais para fazer a sua foto sorrir. Mas ninguém é tão rico para ficar rindo à toa. Usei os verbos "sorrir" e "rir". Há diferenças?

 Segundo o "Dicionário Eletrônico Houaiss", sorrir quer dizer "dar sorriso, rir sem fazer ruído e executando somente ligeira contração muscular da boca e dos olhos". Rir já se faz com o corpo inteiro, há gente que até sacode a pança. Rir faz barulho, sorrir é silencioso. 

Estamos precisando mais de dentes expostos por amor do que por ódio (arreganhados), mas dispensamos o sorriso falso do marqueteiro.

Imagino quanto Hilson Barbosa da Silva, de Turiúba-SP, sofreu com seu sorriso automático. Não havia jeito de guardar aquele sorriso especial para sua amada. Ria em qualquer hora e em lugares mais impróprios.

Ele correu para todos os lados por quase uma década, foi encontrar a solução para seu problema na saúde pública, com um médico que consulta no AME (ambulatório médico de especialidades) de Araçatuba, que encaminhou Hilson Barbosa da Silva para o Hospital Neurológico Ritinha Prates que se tornou um hospital do Sistema Único de Saúde, também para o tratamento com toxina botulínica. 

Permita-me caro leitor, falar desse hospital, pois as boas iniciativas precisam ser elogiadas. Ele era uma simples associação, se tornando num hospital, mas continua a atender a seus excepcionais internados, que exigem cuidados de longa permanência.

Em 1977, quando foi fundada a Associação de Amparo do ExcepcionalRitinha Prates, poucas pessoas imaginavam que a entidade ganharia tal importância. Com a implantação do SUS, foi se inserindo no sistema. Seus dirigentes tiveram coragem de encarar as novas tarefas e modernizar a sua administração. 

O hospital retirou o sorriso permanente de Hilson Barbosa da Silva, porém muitas pessoas sorriem ao entregar ao mensageiro da Ritinha Prates a sua contribuição mensal.

Sorrir demais é leviandade, que o diga o sorridente de Turiúba-SP.






Um comentário:

Unknown disse...

Já tive crise de riso de chorar, parecia que baixou algum espírito, não conseguia parar o jeito foi retirar.O motivo não lembro apenas engraçado.Aconteceu umas três vezes, é horrível fiquei querendo encontrar uma explicação.Isso também é pagar mico.Imagina as pessoas já de cara séria e a pessoa sem domínio...
Não é leviandade.