AGENDA CULTURAL

28.12.21

O amor perdeu... Ou ainda não? - Alberto Consolaro

Se é difícil amar o diferente, troquemos o amor pelo respeito!
Com evidências científicas em mãos, poderíamos reconhecer que a campanha desencadeada por Jesus a favor do amor e continuada por tantos outros em vários povos, fracassou depois de 2021 anos!

Gentileza ficou tão rara que quando Roberto Carlos canta “Esse cara sou eu”, escuto sussurros e suspiros dizendo... Que sonho ter um cara assim! E olha que me reconheço na música em muitas frases e deveríamos ser assim. Minha autoestima está muito boa hoje!

A grosseria campeia nas comunicações e relações. Fala-se alto, grita-se de forma autoritária, não se aceita o outro. Mente-se descaradamente, manipulam-se dados de forma cínica e distorce-se tudo para tirar vantagem em cima do outro de forma explícita e obrigando-nos a aceitar isto como normal, dizendo que a vida é dos mais espertos e mais fortes!

O amor cristão de amar ao próximo como a si mesmo não existe mais! Quando se vê, são quase exceções para confirmar a regra. Dar o outro lado da face frente a uma agressão virou piada em cursos, aulas e reuniões. Por mais que a mídia e pensadores procuram apresentar as vantagens de termos a diversidade do ponto de vista biológico, econômico e social, as pessoas não aceitam o diferente e se fazem de surdos!

O amor cristão depois de dois mil anos fracassou, pois olhe como estamos: guerras, conflitos, violência, pobreza, barbárie e miséria por todos os lados. Talvez não queiramos reconhecer e ver, mas tudo isto está dentro de nossas casas ou na vizinhança de nossas ruas, por melhor que seja sua rua e moradia, quando não, isto está nas próprias igrejas que pregam o amor cristão!

AMOR POR RESPEITO !

Se reconhecermos que o amor fracassou, devemos acreditar e praticar outro sentimento e atitude nas relações humanas, podendo se sugerir trocar o amor por respeito. Dizer assim: "Você não consegue amar o outro, ter empatia ou fazer gentilezas? Então, esquece isto, esquece o amor, vamos praticar o respeito ao outro, ao espaço do outro, à opinião alheia, respeito a diferença que o outro tem"!

Não precisa beijar, acariciar, confortar e dar a outra face e nem ser humilde, apenas respeite o outro! Nem precisa dizer "eu te amo" para logo depois fazer grosserias, apenas respeite o outro na sua integridade física e moral. Odiando ou amando, respeite o outro com atitudes e não apenas com palavras ou apenas em um dado momento, mas o tempo todo!

REFLEXÃO FINAL

Vamos dar uma chance ao respeito, já que o amor por 2021 anos fracassou e gerou este mundo que temos hoje! Reflita sobre isto e pode ser que você no final, conclua que o ideal seria o amor e o respeito juntos. Seria lindo, mas as utopias são armas do amor e agora precisamos do respeito, para quem sabe, daqui algumas décadas, entregar um mundo melhor do que hoje!


Alberto Consolaro – professor titular pela USP  consolaro@uol.com.br 



 

Nenhum comentário: