AGENDA CULTURAL

28.12.21

Negociar em paz e com sabedoria - Gervásio Antônio Consolaro

          


      Todos nós já nascemos negociando quando choramos pedindo para mamar.

     Dentro de cada um de nós existe a capacidade de negociar. Saber negociar é um requisito indispensável para poder crescer e chegar a tudo aquilo que nos propusemos.

      Nós só negociamos quando brigamos por um desconto, quando trocamos opiniões e precisamos chegar a um acordo. Mesmo nas relações amorosas, é imprescindível que aprendamos a negociar. Negociamos desde o momento em que acordamos, até quando vamos deitar.

      Porém, antes de começar a negociar com os outros, é muito importante aprender a negociar primeiro com você mesmo. O que eu quero? Mereço o que vou conseguir? Se eu não negociar bem comigo mesmo, como vou negociar com o outro? Se eu acho que não mereço algo melhor, como vou pedir um cargo de maior importância ou mais respeito na minha família?

      Primeiro, é preciso saber o que queremos e onde queremos chegar. Antes de mais nada, preciso me dar permissão para negociar comigo mesmo e dizer: “Sim! Eu mereço, eu quero isso” Então a partir daí poderemos sair e negociar com sabedoria, cientes de que podemos e do que não podemos ceder.

        Negociar não é enganar, não é mentir, tampouco é fazer ostentação do poder; negociar é aprender a usar o poder, os recursos e a inteligência que temos com sabedoria.

       Devemos levar em conta que não é o melhor quem chega, mas sim aquele que melhor negocia.

      Se pesquisarmos um pouco sobre quem são aqueles que ocupam cargos de poder, de hierarquia ou de liderança, perceberemos que não são precisamente os melhores ou os mais inteligentes, mas aqueles que melhores aprenderam a negociar. Em todos os âmbitos da vida, quem ganha não o consegue por mérito, mas porque soube negociar melhor. Por isso é necessário descobrir esse potencial inato que temos e ainda não usamos.

        Repetindo, negociar não é enganar, é usar a capacidade com sabedoria.  

        A sabedoria é insubstituível, e precisamos dela para aprender a negociar em paz e manter uma atmosfera de negociação positiva.

       “Jamais negociemos com medo, mas jamais tenhamos medo de negociar”. John Fitzgerald Kennedy

      Quando se negocia, é preciso sempre manter a calma e o autodomínio.

      Aprendamos a negociar, mantendo uma atmosfera de paz. Não sejamos estúpidos nem orgulhosos. Mantenhamos a calma enquanto estivermos negociando.

      Princípios inteligentes para uma negociação eficaz:

      Qual o momento mais perigoso de um voo? Quando o avião decola ou quando pousa? O momento mais difícil e perigoso é o pouso, porque os momentos mais difíceis ocorrem quando você está por chegar. Por isso, em todo o processo, mas especialmente no final, mantenha a calma.

      Devemos negociar com sabedoria. Trate os outros como espera e quer ser tratado. Deve-se tratar bem a todos e, se em algum momento, você não receber o tratamento que merece, lembre-se de que às vezes é porque o fez da mesma maneira com alguém. Negociar é saber usar o poder com sabedoria para chegar ao lugar que se deseja. E lembre-se de que tudo que for capaz de dar é tudo que receberá em troca.

      Se você souber negociar, lhe abre várias oportunidades para liderar, administrar negócios, dirigir empresas, projetos etc.

     Por fim, quem sabe negociar deixa marcas para as futuras gerações; sabe criar um bom clima familiar; recuperará tudo que perdeu ou lhe foi tirado; quem sabe negociar sabe pedir; pensa grande; deve ter e conhecer a mentalidade daquele com quem quer negociar; sabe chegar ao lugar onde as coisas acontecem e sabe negociar com meta, foco e propósito. 

Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, ex-delegado regional tributário, auditor fiscal da receita estadual aposentado, formado em administração, ciências contábeis e bacharel em Direito. Em-ail:  g.consolaro@yahoo.com.br  


Nenhum comentário: