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A partir de hoje vou escrever um pouco sobre a ciência da administração.
Vivemos numa época maravilhosa. Nunca dispusemos de tantas
possibilidades e oportunidades para alcançar nossos objetivos. Estamos mergulhados em opções. Aliás, temos tantas
alternativas que a capacidade de fazer escolhas corretas pode ser o fator determinante
para o sucesso.
Se você é como a maioria das pessoas, está sobrecarregado de tarefas e
não tem tempo de cumprir todas elas. À medida que se esforça para ficar com
tudo em dia, surgem novas responsabilidades. Por causa disso, você nunca consegue
fazer tudo que precisa fazer, vive revendo prazos e refazendo cronogramas, está
sempre atrasado com determinadas obrigações – provavelmente, a maior parte
delas.
Mark Twain disse que sua primeira ação de manhã é comer um “sapo” vivo,
você pode passar o dia com a satisfação de saber que não importa o que aconteça
no restante do dia, nada será pior.
“Para vencer, é preciso ter algumas qualidades: clareza de propósito,
conhecimento do que se quer e um desejo insaciável de alcançar seu objetivo”. Napoleon Hill
Existe uma fórmula valiosa para estabelecer
e alcançar objetivos. Consiste em sete passos simples, estudados e pesquisados
pelo cientista Stephen Covey:
1º passo: determine exatamente o que você
quer. Decida por si mesmo ou sente-se com seu chefe e discuta com eles seus
objetivos até ter certeza do que se espera de você e do que é prioridade, É
incrível como muitas pessoas trabalham com dedicação em tarefas sem
importância, dia após dia, porque não tiveram essa discussão fundamental com
seus gestores.
“Uma das piores formas de usar o tempo é
fazer muito bem algo que não precisa ser feito”
Stephen Covey
2º passo: escreva o que você deseja
alcançar. Pense por escrito. Ao passar seus objetivos para o papel ou micro, você os cristaliza, os
torna tangíveis, cria algo que pode ser visto e tocado. Uma meta não escrita ou
registrada não passa de um desejo ou uma fantasia. Não há energia por trás
dela. Objetivos não registrados ou escritos causam confusão, imperfeição
desorientação e erros.
3º passo: estabeleça um prazo; se
necessário, divida-o em etapas menores. Uma
meta sem data limite não tem urgência, início nem fim. Sem um prazo
definido e sem atribuição de responsabilidades específicas, você proscratinará
naturalmente e realizará pouco.
4º passo: Prepare uma lista de tudo o que
você acha que precisará fazer para alcançar seu objetivo. Sempre que pensar em
alguma nova atividade que contribuirá para a conclusão de sua meta,
acrescenta-a à lista.
5º passo: transforme a lista num plano
organizado. Defina prioridades. Desenha, na forma de uma série de quadros e
círculos no papel, mostrando a relação em todas as atividades.
6º passo: Coloque seu plano em ação
imediatamente. Ponha a mão na massa. Comece a fazer algo. Um plano mediano
executado com determinação é bem melhor que um plano brilhante nunca posto em
prática. Para ter sucesso, executar é fundamental.
7º passo: todos os dias faça algo que o
aproxime de seu objetivo principal. Inclua a atividade de sua programação
diária.
Por fim, siga em frente, sempre; Quando começar, não pare. Essa postura
por si só pode aumentar sua produtividade pessoal e reduzir muito o tempo
necessário para alcançar seu objetivo.
Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, ex-delegado regional tributário, auditor fiscal da receita estadual aposentado, formado em administração, ciências contábeis e bacharel em Direito.
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