AGENDA CULTURAL

13.4.22

Como gerenciar riscos - Gervásio Antônio Consolaro


A vida sem risco seria uma vida sem romance, sem filhos, sem empreendimento, sem criatividade, sem emoção, sem surpresa, sem alegria. No entanto, o risco nos faz temer, a não ser que estejamos correndo riscos por natureza. Ao iniciarmos uma ação, procuramos nos proteger da possibilidade de que as coisas corram mal. Entretanto, como o futuro está repleto de incertezas, pode ser difícil saber que medidas adotar. Ter uma atitude madura em relação ao risco é uma habilidade básica de vida. Ela requer autoconsciência (compreender seus níveis de tolerância e resiliência), bem como a capacidade de aprender com a experiência como e por que os planos podem fugir dos trilhos.

Incerteza entre amigos

      R.W. Emerson disse bem: ”As pessoas desejam se estabelecer; somente na medida em que não estejam estabelecidas é que há esperança para elas”. Em outras palavras, o crescimento e o autoaperfeiçoamento provêm do solo da incerteza.  A segurança  absoluta é sufocante, por mais atraente que possa parecer quando os tempos são difíceis.

Gaste tempo e energia

      Ao procurar transformar sua vida para melhor, o investimento do tempo e energia na exploração de novos caminhos é relativamente baixo, embora possa não parecer assim. Mesmo que você não possa encontrar um caminho que escolha seguir, você aprenderá logo no processo de busca. Somente quando há dinheiro envolvido, há um sério custo de oportunidade para a exploração - já que tendo gastado dinheiro em um modo de vida alternativo, se isso se mostrar errado você pode não ter condições de escolher outro em seu lugar.

Comprometer-se em fases       

     Projete seu próprio caminho com as opções de exclusão que julgar necessárias. Isto requer flexibilidade de raciocínio. Você pode obter um desconto (possivelmente, mas não necessariamente financeiro) se você se inscrever para o pacote completo. Mas, muitas vezes, é melhor sacrificar esta vantagem para poder mudar de ideia com menos inconveniência ou trauma. O exemplo óbvio é encontrado nos relacionamentos: casais tendem a viver juntos por um tempo antes de comprar uma casa juntos. Mesmo quando lhe é apresentada uma escolha binária (ficar ou sair, ganhar ou perder tudo), muitas vezes, você será capaz de negociar um arranjo mais matizado.

Confiança com cautela

      Muito dos riscos da vida giram em torno de outras pessoas- você pode confiar nelas? Não empreste a ninguém se a sua intuição diz que você não o conhece suficientemente bem. Cuidado para não deixar que os sentimentos o influenciem. Mais importante ainda, reconheça a chantagem emocional quando você a encontrar, e seja forte o suficiente para não se submeter a esta tática.  

Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, delegado regional Tributário e  auditor fiscal da Receita Estadual, aposentado, contador, administrador de empresas, bacharel em Direito e pós-graduação em Direito Tributário, coach pela SBC.                g.consolaro@yahoo.com.br 

Nenhum comentário: