AGENDA CULTURAL

28.4.22

Axioma de Zurique I - Gervásio Antônio Consolaro


      O que mais nós vimos em redes sociais são as propagandas, vídeos no Youtube e  cursos sobre investimentos.

      Nesta linha, ao realizar pesquisas me deparei com o livro  Axiomas de Zurique, de Max Gunther, que trata de conceitos comportamentais frente aos investimentos. Há, no livro, 12 axiomas ou preceitos principais, que supostamente, todos foram seguidos pelos banqueiros suíços. 

Os axiomas teriam sido praticados por um tipo de clube de investimentos, e de tanto serem utilizados, transformaram-se em verdades incontestáveis. Tornaram-se axiomas. É claro que os axiomas não lançam mão de verdades absolutas, mas são premissas interessantes.

      Em nossa resenha, abaixo apresentamos os axiomas e seus significados, em três artigos neste espaço:

O 1° grande axioma: do risco

       Se trata de não ter medo de tomar risco, visto que esta é a única maneira de se tornar realmente rico. Isto porém cria uma preocupação constante.

1° axioma menor: só invista no que valer a pena. Não invista apenas “o que possa perder”. Invista pensando em retornos grandes, mesmo que  o risco  também seja maior.

2° axioma menor: resista à tentação das diversificações. Diversificar é a  tentativa de mitigar os  riscos, investindo seu dinheiro em diversas companhias. O que este mecanismo faz, na verdade, é diminuir as chances ficar rico.

A diversificação apresenta três problemas:

1. perda da oportunidade de se investir muito em uma posição que valha a pena;

2. aumento de chances para que suas perdas seja superiores aos teus ganhos;

3. dificuldade de acompanhar tantos investimentos ao mesmo tempo.

O 2º grande axioma: da ganância

- Realize o lucro sempre cedo demais.

Não seja tão ganancioso a ponto de querer lucrar até o último centavo do seu investimento, mas também não deixe de realizar seus lucros. A única exceção para não vender quando já tem um bom lucro é quando fatos demonstrarem com clareza que o investimento tende a continuar valorizando.

3º axioma menor – entre no negócio sabendo quanto quer ganhar; chegando lá, saia. Antes de iniciar a corrida, estabeleça aonde será a linha de chegada. Um bom instrumento para barrar a ganância é presentear-se: ao atingir a meta previamente estabelecida, presenteie-se com algo caro. Pode ser um jantar, roupas, etc. Muitos especuladores o fazem, de maneira a terem um estímulo para parar. Aliás, o dinheiro ganho não vale nada se nunca for utilizado.

O 3º grande axioma: da esperança

Para este axioma, três obstáculos costumam emergir a nossa frente:

1. incerteza de que a ação investida possa voltar a subir, logo após ser vencida;

2. dificuldade de se desapegar de um investimento;

3. dificuldade em assumir o erro, visto que é difícil admiti-lo.

4.º axioma menor – aceite as pequenas perdas com um sorriso, como fatos da vida. Conte que irá incorrer em várias, enquanto esperar um grande ganho. Crie o hábito de aceitar as pequenas perdas.

- O comportamento do ser humano não é previsível. Desconfie de quem afirmar que conhece o futuro.

Não guie seus investimentos pelas previsões. O fato de comentarem apenas as previsões certas cria a falsa impressão de que alguns podem ser muito bons em prever o futuro. Eventos físicos podem ser previstos, já o comportamento humano depende de variáveis incontroláveis.  

Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, delegado regional Tributário e  auditor fiscal da Receita Estadual, aposentado, contador, administrador de empresas, bacharel em Direito e pós-graduação em Direito Tributário, coach pela SBC.                g.consolaro@yahoo.com.br 


Nenhum comentário: