AGENDA CULTURAL

26.6.22

Uma sexta vermelha em Andradina


Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP 

Caro leitor, eu tive uma sexta-feira (24/06/2022) muito boa. Vermelha. Sextei em Andradina, cidade de Moura Andrade, Rei do Gado. Pouco mais de 200km de Araçatuba, entre ida e volta.

De manhã, discussão política entre iguais, porque se fosse entre desiguais teria saído pescoção, pois a política está excessivamente polarizada. Os grupos estão se organizando para as eleições deste ano. As atividades foram desenvolvidas na sede da Fundação dos Servidores Municipais, onde também almoçamos. 

À tarde, houve a inauguração do laticínio da Coapar - Cooperativa Agrícola dos Assentados, com capacidade para industrializar 15 mil litros de leite diariamente. Uma indústria. Estiveram presentes Geraldo Alckmin e Fernando Haddad.

A direção dos festejos radicalizaram no slogan "nenhum brasileiro com fome", distribuindo a todos os presentes gratuitamente lanches compostos de frutas, queijos, iorgute produzidos pelos assentamentos. E era uma "multidão" de gente, todos sentados dignamente  à mesa com sua família. Aconteceu o milagre dos pães. Depois houve churrasco e baile. A sexta-feira se completou. Vermelha.

A criação da cooperativa foi uma forma que o Movimento Sem Terra encontrou para enfrentar a vulnerabilidade das pessoas no campo: em vez de auxílio, congregar  pessoas numa atividade produtiva no pedaço de terra de cada um.

Ao terminar o discurso, Alckmin, a grande novidade no pedaço, pôs o boné do MST à cabeça e citou a frase: "Não se esqueçam de plantar chuchu!" Comparação que o cronista José Simão fazia para caracterizar o ex-tucano na Folha de São Paulo . Só foram risadas e gozação. Não há como quebrar barreiras do que o humor.

Este sonho da cooperativa começou num projeto apresentado ao governo federal em 2014. Bolsonaro dificultou, mas o MST resistiu. E a inauguração aconteceu com lideranças da oposição. Sextou em Andradina. Uma sexta vermelha. 
LEIA MAIS, CLICANDO AQUI!
 

Nenhum comentário: