AGENDA CULTURAL

20.9.22

Experimentar na literatura - Fernanda Colli

 

Capa do livro

 Experimentânea 14 é uma obra que quase obedece ao conceito denotativo da palavra experimento, onde é possível observarmos coisas, pessoas e situações sob determinadas condições que resultam num desfecho não tão previsíveis.

Numa composição heterogênea de sentimentos, é possível chorar, rir, refletir e degustar das mais incríveis sensações promovidas pelas palavras, desta vez mais do que nunca, imprime de maneira intrínseca nos textos um pouco da singularidade de cada escritor participante deste enorme projeto.

Sob o comando de um apaixonado pelas artes literárias, Experimentânea 14 é acima de tudo um livro de verdades e registros, de uma imensidão e riqueza, muitas vezes contempladas por palavras simples utilizadas de maneira profunda, capaz de tocar o fundo de nossa alma.

Uma característica marcante, é que é possível antes de cada texto, conhecer a realidade de cada autor, o que nos facilita a análise e perspectiva de cada ponto de vista contido na obra.

Nesta 14a. edição, é possível conhecer a imensidão de vinte e cinco infinitos particulares, repletos de vivências, poesia e muito amor retratados em artigos, crônicas, poemas e textos premiados.

Contém um prefácio engrandecedor elaborado pela Acadêmica da AAL Marilurdes Martins Campezi, que convida e ao mesmo tempo encoraja o leitor sobre os desafios e o prazer que a leitura e a escrita trazem para nós, meros mortais, como registro de nossas histórias. O encorajamento ocorre quando a Acadêmica convida a todos a fazerem parte do Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras, “mãe” desta obra e celeiro de grandes nomes e histórias.

A capa de Mauro Soh nos remete aos mais diversos sentimentos e sensações, enriquecendo ainda mais este grande experimento, homenagem mais que merecida aos 30 anos da Academia Araçatubense de Letras, criadora, através do acadêmico Hélio Consolaro, de um grupo de pessoas interessadas em compartilhar suas experiências pelas letras e seu amor pela literatura.

São 262 páginas de grandes reflexões,  e conta com nomes dos membros da AAL Arnon Gomes (presidente da AAL), Hélio Consolaro, Hosanah Spindola, José Hamilton Brito, Reynaldo Mauá Júnior, Marianice e Tito Damazo; Fátima Florentino, coordenadora do Grupo Experimental da AAL, Alice Silva, Antônio Reis, Beatriz Nascimento, Carmen Silva da Costa, Elaine Alencar, Isabel Moura, João Luís dos Santos, José Valentim, Manuela Santana, Maria José da Silva, Michele Souza, PA Lopes, Pedro César Alves, Smiley Castelo Branco e até esta que vos escreve com todo carinho semanalmente.

Experimentânea 14 será lançado no dia 27 de setembro, às 19h30, na Balada Literária, no Quintal Cultural em Araçatuba, momento em que todos os autores estarão reunidos para autografar sua mais nova criação. O valor do livro é R$30,00 (trinta reais) e parte da renda será revertida para o Projeto Poesia nos Muros, projeto da Academia que visa levar as artes literárias para a sociedade.   

*Fernanda Colli, acadêmica recém-eleita da Academia Araçatubense de Letras, membro do Grupo Experimental,  escritora da literatura infantil. fernanda_colli@msn.com               



 

 

Um comentário:

Michele Souza disse...

Que lindo!!! Estou ansiosa!