AGENDA CULTURAL

18.9.24

Saúde sim, mas cultura também!

Fachada da sede da Academia Araçatubense de Letras
Pintura de Duxtei Vinhas Ítavo

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Quando Dilador Borges (PSDB) assumiu a prefeitura de Araçatuba, em 2017, ele disse que a saúde seria a sua prioridade. Não sabemos se ele se esqueceu de seu propósito ou a oposição está sendo cruel com ele.

Não importa a resposta, na verdade, a falência da saúde de Araçatuba é discurso fácil para falar mal da atual administração, principalmente depois da Covid 19.  Dilador foi economizar na saúde para recapear alguns quarteirões de rua. 

Durante a pandemia, Dilador agiu bem, nada de negacionismo, mas na campanha presidencial de 2022 foi apoiar o genocida. Faltou-lhe inteligência.

O candidato Cido Sério (PV), do qual sou vice, acusa-o de abandonar duas UPAS (pronto socorro), Umuarama e Morada de Nobre, iniciadas por ele (seu antecessor), transformando-as em duas  UBS (Unidade Básica de Saúde). Assim, Araçatuba, com mais de 200 mil habitantes continuou com apenas um pronto socorro municipal. 

Quando Cido Sério me escolheu como vice de sua chapa já declarou que sua candidatura estava compromissada com a cultura, pois fui seu secretário da Cultura nos dois mandatos. 

Assim, ele foi convidado pela Academia Araçatubense de Letras, que de suas fileiras já saíram três secretários da Cultura: Marli Garcia, Cecília Vidigal e Hélio Consolaro. No dia 17/09/2024, reuniram cerca de 30 pessoas em sua sede, na rua Joaquim Nabuco, 210 para apresentar propostas. 

Quando adentrou o prédio Cido Sério, em tom de brincadeira, olhou na galeria de fotos e perguntou:

- Cadê a minha foto?

O prefeito é membro honorário da AAL enquanto estiver nessa condição. Em tom de fé e brincadeira, respondi-lhe:

- Em primeiro de janeiro retornará.

As reivindicações da entidade, juntamente com o Grupo Experimental e outros agentes culturais, estiveram muito ligadas à Vila Ferroviária, na qual a entidade ocupa o número 210 da rua Joaquim Nabuco.

1) Reforma da sede, que está com piso de madeira frágil.

2) Secretaria municipal de Cultura apresentar edital para que o projeto Poesia no Muro consiga dinheiro público para espalhar poesia pelos muros de Araçatuba. Atualmente parado por falta de dinheiro.

3) Regulamentar a ocupação da Vila Ferroviária (ruas 15 de novembro, Olavo Bilac e Joaquim Nabuco), que ela seja somente ocupada por entidades culturais.

4) Transformar o último quarteirão das ruas Olavo Bilac, Joaquim Nabuco e o Largo Estação num bulevar turístico-cultural (calçadão), já que o terminal rodoviário sairá do local. Seria uma restauração do centro velho.

5) Emitir edital para publicação de livros com mais frequência.

Essas reivindicações valem também para outros candidatos a prefeito. Aliás, eles podem agendar reunião com os acadêmicos junto ao presidente Carlos Eduardo Brefore Pinheiro.  

A reunião terminou em agradecimentos e aplausos.    

Nenhum comentário: