AGENDA CULTURAL

30.8.12

Thiago de Melo - poeta da emoção


Thiago de Melo, na terça-feira à noite, reuniu-se com escritores de Araçatuba num dos auditórios do Centro Universitário UniToledo. Não havia muitos, nem 50, por causa do pequeno número, estabeleceu-se uma relação próxima, com certa intimidade, perguntas mais diretas e confidências. Aos 86 anos, deixou um conselho às pessoas: não adie o inadiável em sua vida. 
Prof. Tito Damazo, do UniToledo, abre o encontro lendo uma de suas crônicas que homenageia Thiago de Melo

Poeta de renome internacional, Thiago de Melo  vem a Araçatuba com certa frequência a convite da Soka Gakkai (núcleo de Araçatuba), a designação de uma ONG que tem como objetivo o estabelecimento da paz, da cultura e da educação. Tem como base filosófica o Budismo de Nitiren Daishonin. Possui aproximadamente 15 milhões de membros em 192 países e territórios do mundo.

Cristiane Bissaco, professora da UniToledo. lê um dos poemas de Thiago de Melo em espanhol


Cidinha Baracat declama ao poeta um dos poemas dele
Momento de emoção entre os dois, após a declamação
Maria José da Silva, poeta, lê um de seus poemas ao poeta
A escritora Rita Lavoyer lê um de seus poemas a Thiago de Melo
Hilda Dias declama um de seus poemas ao poeta. Tudo terminou num forte abraço. Ele se emocionou com o poema da poetisa araçatubense.

 A escritora e membro da Academia Araçatubense de Letras, Yara Pedro de Carvalho, entregou a Thiago um de seus livros. E Paulo Batista, socioacadêmico correspondente da AAL, declamou um de seus poemas. Também esteve presente Antonio Luceni,  coordenador  do núcleo regional da UBE.

O poeta amazonense fez tudo para que ninguém declamasse "Estatutos do homem", poema conhecidíssimo de  lavra.


Thiago de Melo também exerceu a declamação de seus próprios poemas para encerrar o encontro. 

No jantar, no restaurante Bosco, bebericando vinho com um grupo  bem  menor, o poeta contou coisas das intimidades dos grandes poetas brasileiros, como Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, de quem foi contemporâneo.    

2 comentários:

Unknown disse...

Não me conformo do Zé ter perdido um momento histórico como esse...ele esqueceu, tadinho, por isso não foi.
Daqui, há 900 km tenho que ficar controlando aquela criatura, vou começar a agendar pra ele kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Thiago marcou demais minha adolescência, paixão total pelos textos dele. Que inveja!!!

Gabriel Araújo dos Santos disse...

Não posso deixar de registrar aqui minha admiração por essa maravilhosa criatura que é o poeta Thiago de Melo, de cujas obras eu já tinha algum conhecimento. Lembro quando, ainda morando em Araçatuba, entusiasmado com o que lera a seu respeito, falei dele ao meu vizinho de casa, que tinha o mesmo sobrenome (Melo). Minha intenção era saber se havia algum parentesco entre ambos. Mas a conversa não teve fôlego, pois o meu interlocutor, por razões que não vou aqui expor, deu de ombros e fiquei a ver navios.
Quando menos espero, tive a grata satisfação de conhecê-lo pessoalmente em nosso sarau literário aqui em Campinas. Isso há dois anos. Foram para mais de duas horas a nossa convivência, sentindo sair dele o que eu diria uma energia que nos tranquiliza e vivifica. Daí, não lhe parece pesar a idade, pois mais que a matéria, move-lhe a vida a que ele dá tanto valor, vida que ele vive com amor e discernimento. Pode-se conferir a sua presença no nossosarau.blogspot.com.br. Em tempo, ele não é maranhense, mas do interior do Amazonas. Fez os primeiros estudos em Manaus.