AGENDA CULTURAL

20.9.12

Para que serve a cueca?

Por que o Super-Homem usa cueca por cima da calça?


Hélio Consolaro*

Se você, caro leitor, vive se perguntando a razão do uso da cueca, sossegue-se. Há uma razão, ou melhor, várias. Basta apenas procurar um banheiro e não encontrá-lo. Pronto! A cueca protege a calça.

Há gente escondendo dinheiro (sujo, claro); e drogas na cueca, nesse caso o entorpecente mais fica mais ofensivo. Há um ano, um brasileiro tentou sair dos Estados Unidos com a cueca cheia de cobras e tartarugas. Foi detido no aeroporto. Os bichinhos não mereciam tal coisa... A cueca não foi inventada para isso. Já que os homens não usam sutiã, o esconderijo de objetos mais à mão é a cueca.
cueca feminina

Não sei se já ouviu a palavra "ceroulas", cuecão. Não há proteção melhor para o inverno, usando cança jeans; mas as ceroulas foram muito usadas cotidianamente por nossos bisavós. Nem tudo que é antigo é obsoleto.
Embora cueca e calcinha gramaticalmente sejam palavras femininas, no mundo do sexo, calcinha é feminino de cueca, masculino. Na atualidade homossexual, ambas estão muito parecidas. Aliás, há mulheres que só usam cuecas femininas.

Além da cueca juntar as partes num só lugar, para que não fiquem balançando, naquela libertinagem comprometedora, ela serve também para receber a última gota e as marcas da brecada. No motel, enquanto os detentos se deliciam com a liberdade, cueca e calcinha tiram um dedo de prosa no chão.

Cuecas e calcinhas são peças do jogo erótico. Mulheres gostam de enfiar a mão por baixo da cueca e enchê-la com aquela rijeza. E o homem, ao fazer o mesmo enlouquece ao encontrar aquela umidade acolhedora. Quer rasgar a calcinha no dente.  

Existiu a samba-canção (parecida com calção) que é mais ecológica, deixa o passarinho solto. Na minha juventude, a barraca vivia armada, e a Zorba veio para fechar o circo, para conter a fogosidade do inoportuno.  

Antigamente, meninos e meninas usavam cueiros. Hoje, fraldas. O uso da cueca só ocorria na adolescência, quando o jovem rapaz já era tratado como adulto. É bom dizer que  há  certos  homens que não trocam a cueca todos os dias, apenas viram a cueca pelo avesso. Será que eles têm  companheiras?  
ceroulas, cuecão

A cueca é a sucessora do cueiro. Se é também curioso como este blogueiro, vai descobrir algo interessante na formação das palavras “cueiro” e “cueca”, que é “cu +eiro”, “cu + eca”. Cu mesmo (sem acento), sinônimo chulo de ânus.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Araçatuba-SP

2 comentários:

HAMILTON BRITO... disse...

Mas cu nunca teve acento, então porque a obsevação de que é " cu mesmo, sem acento"
Por falar em...deixa pra lá, vai!

Heitor Gomes disse...

Se alguma mulher enfiar a mão por dentro da cueca do Mirto Fricote, coitada! Vai passar uma raiva. Vai encher a mão de maria mole. A Barbie já desistiu. Amém!