AGENDA CULTURAL

31.3.13

IGREJA: a histórica trindade

O papa e as chaves para um novo catolicismo

KENNETH P. SERBINTRADUÇÃO RODRIGO LEITEFolha de São Paulo, 17/3/2013, caderno Ilustríssima 

PAPA FRANCISCO. Uma raridade, papa gargalhando. Na Idade Média, a Igreja Católica proibia o sorriso, era coisa do diabo. Você já viu alguma imagem de santo com sorriso nos lábios, ou mesmo do próprio Jesus? Nos vitrais, o único que gargalhava era o diabo. Essa gargalhada do papa não é pouco, significa muito

RESUMO Historiador sintetiza os principais significados da eleição do novo papa e especula sobre as feições que o catolicismo deverá assumir. Francisco simboliza a conquista do poder religioso pelo continente, a abertura da igreja à questão ambiental e a adesão a princípios da Teologia da Libertação, como o combate à pobreza. O ensaio elenca três chaves para a leitura da escolha de Francisco como papa.
1.ª chave: A adoção do nome Francisco, com tudo o que ele representa, sugere que a Igreja Católica deve voltar ao básico. Bergoglio parece estar dizendo que os crentes, e o resto do mundo, devem redescobrir os fundamentos da existência humana. Isso levou o papa Francisco a aparecer em vestes simples e a iniciar seu pontificado com uma oração de silêncio. Ele convocou a massa de crentes a meditar sobre o futuro da igreja.
2.ª chave: O nome Francisco também evoca são Francisco Xavier, um dos principais missionários jesuítas. Graças a ele, vastas áreas do Oriente, inclusive a Índia e a China, foram apresentadas ao cristianismo. Ele simboliza a presença da igreja no mundo não europeu, onde reside atualmente a vasta maioria dos católicos e dos demais cristãos.

3.ª chave: Como jesuíta, Francisco traz uma abordagem bem moldada e refletida para a realidade e a fé. Essa origem lhe dá as ferramentas para atuar como um guardião da fé, mas também para potencialmente levá-la a novas direções.


Nenhum comentário: