AGENDA CULTURAL

8.4.13

Queima do alho de Araçatuba é sucesso


Em Araçatuba, as pessoas leem, escutam falar sobre a Queima do Alho. Que bicho é esse? Como há esclarecimentos, e elas são convidadas e gostam, então os adeptos estão aumentando.

No domingo, a partir das 11h, no recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, mais de mil pessoas se fizeram presentes, e outras voltaram por falta de convite. Foi a primeira disputa das comitivas de Araçatuba e região em 2013. Como choveu, a queima do alho foi transferido do Sítio do Peão, com muitas árvores, para um barracão. Perdeu a ambiência, mas valeu a pena.
Como há gente fazendo jantares, comemorando aniversário, contratando uma comitiva para fazer a queima do alho, elas já fazem o seu marketing, à procura de clientela 

ANHANGAÍ 
O evento é organizado pelo Centro de Tradições Culturais, presidido pela professora Cláudia Colli, com apoio da Prefeitura de Araçatuba, pelas secretarias de Cultura e Educação. Há escolas municipais ensinando a dança da catira para os alunos.

A comitiva Anhangaí foi a campeã, a Fogão de Lenha vice, ambas de Araçatuba. A São Francisco, do senhor Chiquinho, de Bento de Abreu, terminou em terceiro, mas houve outras três, que ajudaram a fazer comida para aquele mundão de gente.   
Dia 9 de junho, haverá outra disputa, com as comitivas servindo o almoço tropeiro. Enquanto os visitantes chegam, a comissão julgadora fica saboreando a comida para saber qual é a melhor. A comitiva campeã irá representar a região na Festa do Peão em Barretos, em agosto deste ano.
O presidente da Câmara Municipal, Jaime José da Silva (Dr. Jaime) e o prefeito Cido Sério observam o trabalho das comitivas
COMITIVAS
Quem são as atuais comitivas? São arremedos, imitações das antigas comitivas,  pessoas que têm como divertimento, prazer, hobby, reviver aqueles momentos da parada da boiada, quando os tropeiros comiam, se alimentavam para prosseguir no estradão. É a busca de nossas raízes culturais.


Queima do alho é culinária típica das comitivas dos peões de boiadeiro que viajavam "mundão afora" levando o gado. Consta que as viagens duravam de três a seis meses, daí a preocupação de levar no lombo de animais, alimentos não perecíveis.

Cláudia Colli (presidenta do Centro de Tradições Culturais), Jota Carvalho (Barretos - apresentador), Hélio Consolaro (secretário municipal de Cultura) e Antônio Carlos Ferreira (secretário municipal de Turismo). Todos teúdos e manteúdos se posicionaram para a foto. A queima do alho engorda 
QUEIMA DO ALHO EM ARAÇATUBA
A Queima do Alho traz em seu cardápio: arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é preparada em fogão improvisado, bem próximo ao chão. Se quiser a receita, acesse aqui.O prefeito Cido Sério é um entusiasta da Queima do Alho.

Tudo começou com as professoras Cláudia Colli e Vera Afonso, que promoviam a queima do alho na rua Coroados, defronte ao Bar do Colli. Com a vitória do prefeito Cido Sério, a Secretaria Municipal de Cultura, junto com a Educação e apoio do Sindicato Rural da Alta Noroeste (SIRAN), a queima foi se tornando um evento institucional. A Prefeitura de Araçatuba apoia significativamente as comitivas.  

Atualmente, há um movimento para que o Ministério da Cultura reconheça a Queima do Alho como patrimônio histórico imaterial.
Apesar da disputa, predomina o companheirismo entre as comitivas
AUTORIDADES
Estiveram presentes várias autoridades, como: prefeito, vereadores, secretários municipais e deputado. Prefeito Cido Sério experimentou carneiro no buraco, juntamente com alguns amigos. Vereadores Jaime José da Silva (presidente da Câmara Municipal de Araçatuba), Gilberto Batata Mantovani, Beatriz Nogueira também se fizeram presentes. O deputado estadual Dilador Borges compareceu com seus assessores.
 
André Mazon, diretor de Cultura de Mogi Mirim, camisa listrada, sem chapéu, gostou da qeima do alho e aprendeu muito com as comitivas
Secretários: Hélio Consolaro (Cultura), Antônio Carlos Ferreira (Turismo), Jorge Rosas (Meio Ambiente), Marta Dourado (Assistência Social), José Carlos Teixeira (Saúde), coronéis Assis (corregedor) e Kerlis (Segurança Pública).

O diretor de Cultura de Mogi Mirim, André Mazon, passou o fim de semana em Araçatuba para aprender tudo da queima do alho, pois quer resgatar a cultura caipira da região Mogiana.  

Provimento das comitivas. Não se esqueceram do lampião

OUTRAS FOTOS
Chiquinho e esposa, Bento de Abreu, e a panelada de arroz tropeiro
Grupo de catira Novos Araçás, que esteve no  programa de Inezita Barroso
Preparando a paçoca

Preparando o feijão gordo

Bacuri (Novo Horizonte-SP) e os berranteiros
Queima do alho, como o churrasco, são pratos masculinos, cozinha dirigida por homens





Nenhum comentário: