AGENDA CULTURAL

4.8.13

Reforma da praça Rui Barbosa, sem tatu


AQUI NÃO TEM " TATU". Prefeito Cido Sério do PT de Araçatuba, assume a lambança do "tatu" feita na Praça Rui Barbosa e inicia sua RECONSTRUÇÃO. A Prefeitura Municipal de Araçatuba apresentou, no fim da tarde de ontem (2), o projeto de revitalização da praça Rui Barbosa, um dos locais de maior importância histórica para o município. A apresentação do projeto teve a presença do prefeito Cido Sério (PT), além de vereadores, secretários e da imprensa.

O projeto, idealizado pela Secretaria de Planejamento Urbano do município, terá algumas novidades na praça. Uma planta da praça foi exposta durante a reunião e mostrou algumas novidades como um posto policial e para guardas municipais que ficará localizado no coreto, sanitários, vagas para veículos oficiais e uma lombofaixa na Rua Marechal Deodoro, interligando o Calçadão e a praça Rui Barbosa. "O intuito do projeto foi fazer essa ligação entre a praça e o Calçadão. Além disso, foi feito todo um projeto paisagístico com rampas para deficientes e mantido os monumentos da praça e também as plantas", disse a arquiteta e urbanista da Secretaria de Planejamento Urbano, Priscila Camargo Landre.

Priscila ainda informou que existe um projeto em andamento para ser feita a fiscalização da praça por câmeras de vigilância, medida já adotada no Calçadão neste ano. Também deve ser implantado futuramente um posto para informações a turistas. "O piso será novo, em duas cores, e também será tátil para que os deficientes visuais possam circular sem problema".
A iluminação será mais clara na parte central da praça e mais fracas nas pontas, trazendo, segundo Priscila, um ar "mais aconchegante". A praça também terá os sanitários reformados com fraldário e bebedouros adaptados.

O levantamento do custo total da obra ainda está sendo feito, mas a estimativa da prefeitura é que fique em torno de R$ 1,5 milhão. Cido Sério também preferiu não cravar uma data para a abertura da licitação do projeto, mas afirmou que deve acontecer nos próximos dias. "Procuramos fazer um bom projeto para agradar a todos. Agora é deixar para que a população adote e tome conta da praça", disse.

A Praça Rui Barbosa está coberta por tapumes há mais de um ano. Um projeto feito em parceria entre a prefeitura e empresários locais fracassou e não houve a revitalização prometida no local. Após o projeto ter falhado, a prefeitura começou a se organizar para criar um projeto e licitar o local para revitalizar por conta própria. Cido acredita que a revitalização fique pronta até a metade de 2014.


informações de: O Liberal Regional

Nenhum comentário: