AGENDA CULTURAL

6.10.13

Estrondo à padroeira

Hélio Consolaro*

No próximo sábado, 12 de outubro, no mundo católico, comemora-se o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Ela também é padroeira de Araçatuba, substituiu Santo Onofre.

No município, há “cidos” e “cidas” por todos os lados. O prefeito é Cido Sério, há um vereador com o mesmo nome: Cido Saraiva. Há uma mulher que quer ser deputada estadual por Araçatuba que também é Cidinha Lacerda. Entre os funcionários municipais, há quase 300 com “aparecido” ou “aparecida”, sendo o primeiro ou o segundo nome.

No dia da santa, costuma-se soltar fogos ao meio-dia, ou seja, 12 horas, mas em 2013, haverá um estrondo a mais às 12h25, bastante significativo para engrossar a homenagem à padroeira: a implosão do antigo Hospital Modelo.

Há meio século (fundado em 1960), aquele arcabouço de prédio era para ser hospital, a incompetência enrolou, enrolou que deixou a estrutura comprometida, não é possível usá-lo, só resta a implosão. E assim o prédio ficou enfeando a cidade, justamente na via de acesso principal por décadas.

A Prefeitura de Araçatuba vai entregar o terreno desimpedido para que a Justiça Estadual construa novo fórum, prédios onde funcionem todos os segmentos do Poder Judiciário do Estado de São Paulo.

Se é Dia da Padroeira de Araçatuba, porque não engrossar a bateria de fogos de artifício com um estrondo verdadeiro, quando a cidade vai detonar o ícone da incompetência e dizer bem alto: “Xô, baixo astral”!

Não sei se a escolha na data da implosão foi pensada pelo prefeito ou por alguém como homenagem à santa, não ouvi nenhum comentário nos bastidores da política araçatubense, mas dizem que Deus escreve certo em linhas tortas.  A Mãe de Deus quis também participar da festa.

Viva Nossa Senhora Aparecida! Abaixo o Hospital Modelo!

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário Municipal de Cultura de Araçatuba-SP


Nenhum comentário: