AGENDA CULTURAL

13.10.13

Hipocrisia necessária

O cético não vive, desconfia. Não participa, espia. Não faz, assiste. Affonso Romano de Sant’Anna

Hélio Consolaro*

Caro leitor, este tema do ceticismo diante do mundo é recorrente nas letras deste cronista. Para quem está na quinta dentição (implantes), não há perspectiva da sexta, e o mundo vai ficando repetitivo. Aos se entende a necessidade da morte.

Já descobrique o mundo não vai ser do jeito que eu quero. Ainda bem! Ele tem uma dinâmica própria e vive bem quem descobre isso. Não ter ideias é uma delícia, navegar conforme as oportunidades é dar leveza à vida . Quem é cheio de ideias se torna ranzinza, mandão, gosta de impô-las aos outros. A maturidade me ensinou isso. Enfim, não sou tão burro.

Outro dia alguém arregalou os olhos quando eu disse que não era idealista e não gostava de que me classificasse como tal. Expliquei-lhe que Stalin, Getúlio Vargas, Hitler, Mussolini, Peron eram todos idealistas, não gostaria de tê-los como companhia.

- Por que você faz tanto pela cultura de Araçatuba. Qual força que move você?

Ao encontro do escritor Affonso Romano de Sant’anna, respondi-lhe que não faço quase nada, resplandeço porque meus antecessores foram muito ruins e não tiveram, como tenho, um prefeito comprometido com a cultura. E agito bastante porque sou hiperativo, preciso liberar minhas energias.

Então, caro leitor. Esse negócio de mudar o mundo é demagogia filosófica, discurso de jovens que notaram a incoerência dos adultos, mas descobrirão, como nós, idosos de hoje, que a autenticidade dói muito. A convivência pacífica exige certa dose de hipocrisia e paciência.

Não sei, caro leitor, qual é meu rótulo dentro na filosofia, mas também não estou preocupado com isso, porque o cronista é assim mesmo. Como já escreveu Machado de Assis, o cronista sobrevoa todos os assuntos e como um beija-flor num jardim, beberica o mel de todas as flores.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: