AGENDA CULTURAL

12.10.13

Implodir outros prédios


(Vídeo do jornal Folha da Região)


Hélio Consolaro*

Muita gente foi ver o espetáculo da implosão. Enquanto ela não ocorria, naquela espera cheia de ansiedade e sirenes, algumas pessoas faziam piadas, como: 

- Vereadores da oposição estão na área vip do hospital, vai ver a implosão de perto...

E nomeavam quais eram os vereadores. Os eleitores situacionistas riam de balançar a pança. Claro, seriam implodidos politicamente.

Outros diziam que a implosão não aconteceria, quando o prefeito Cido Sério (PT) fosse detonar as dinamites, ia ser chabu na certa. Os situacionistas ficavam tensos, mas logo em seguida vinham as gargalhadas:

- Porque o ex-vereador Marcelo Andorfato, inimigo figadal do prefeito, havia passado a noite no prédio cortando os fios. O alicate até perdeu o corte de tanto fio picado. 

A implosão ocorreu, o prefeito Cido Sério foi muito cumprimentado: afinal, aquele arcabouço que atormentava a cidade foi ao chão. Surgiu um homem de coragem. Agora, na área será construído o fórum da Justiça Estadual.

Dentre as piadas, surgiu uma proposta muito séria:

- Temos agora que implodir os prédios abandonados pelas empresas da família Andorfato que enfeiam a cidade. E há muitos! Todos criadouros do mosquito da dengue.

A família Andorfato já esteve na Prefeitura por meio do empresário Domingos Andorfato, como prefeito (1993/1996). Tentou voltar com candidatura de outros membros, mas o eleitorado impediu.

Domingos Andorfato foi o primeiro brasileiro condenado pela lei do colarinho branco, pois, como empresário, vendia consórcio de carro e não entregava o produto aos consorciados, por isso as empresas sofreram intervenção do Banco Central.

Assim, seus bens foram interditados, ficando os prédios ao abandono, como massa falida assustando Araçatuba. A cidade está cheia desses fantasmas, não suporta mais tal abandono.

No dia da implosão de algum prédio da família Andorfato, muitos brasileiros viajarão quilômetros para verem o espetáculo. O dia chegará. A justiça tarda, mas não falta.  

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário Municipal de Cultura de Araçatuba-SP


O prédio virou apenas pó



Nenhum comentário: