AGENDA CULTURAL

22.12.13

A juventude e a música

Hélio Consolaro*

Para usar uma tipologia do intelectual italiano Umberto Eco, válida ainda hoje, há duas vertentes entre os jovens músicos: integrados e os apocalípticos.

INTEGRADOS: usam a mídia, gostam dela, querem participar dela, fazer sucesso é o objetivo. Paulo Victhor, por exemplo, luta com todas as suas forças para ser um “Luan Santana”. Ele é estagiário na Prefeitura de Araçatuba, dividindo as horas de sua carreira sonhada com consertos de computadores no CPD.

Ter uma banda e realizar shows pelo Brasil é a sua meta, já que CD só divulga o artista, não é mais vendido como antigamente. Hoje, o sucesso está mais no Youtube.

Ouça Paulo Victhor no Youtube
APOCALÍPTICOS: condenam a cultura industrializada, homogênea, global, detestam a monocultura da mídia que desconsidera diferenças culturais e padroniza o público. Rodolfo Minari é um músico alternativo, gravou o CD “Assovio”, gravado na Escola Acreana de Música, na Usina de Arte  João Donato e em áreas de floresta na Transcreana no Mutum – Rio Branco, Acre. Ele foi meu aluno na Royal, escola particular de Valparaíso.

Com certeza, se desejar atingir a maioria da população, vai morrer frustrado. Deve se contentar em ser ídolo de tribos culturais, mas possui mais recursos, sabe onde buscá-los.
Os apocalípticos odeiam os integrados. Esse ódio não é recíproco, porque entre os integrados há muitos músicos bem formados que buscam a grana, não se contentam em sofrer e viver a opção alternativa. Os integrados até entendem os apocalípticos.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

2 comentários:

Paulo Victhor disse...

Olá Professor Hélio, tudo bom ?? Primeiramente gostaria de agradecer ter me citado acima nesta postagem, gosto muito dos temas aqui do blog, está de parabéns !! Segundo gostaria de deixar aqui o link do meu canal do youtube, pra quem tiver curiosidade poder acompanhar, o senhor não conseguio achar por que eu ainda não atualizei meu nome no canal, eu usava antes Paulo Victor, agora é Paulo Victhor, por isso hehe. Mas agradeço da mesma forma, segue abaixo o link do canal, tenha um feliz natal e um ótimo ano novo, vlw ! http://www.youtube.com/user/ofpaulovictor

Paulo Victhor disse...

Olá Professor Hélio, tudo bom ?? Primeiramente gostaria de agradecer ter me citado acima nesta postagem, gosto muito dos temas aqui do blog, está de parabéns !! Segundo gostaria de deixar aqui o link do meu canal do youtube, pra quem tiver curiosidade poder acompanhar, o senhor não conseguio achar por que eu ainda não atualizei meu nome no canal, eu usava antes Paulo Victor, agora é Paulo Victhor, por isso hehe. Mas agradeço da mesma forma, segue abaixo o link do canal, tenha um feliz natal e um ótimo ano novo, vlw ! http://www.youtube.com/user/ofpaulovictor