AGENDA CULTURAL

10.12.13

Prefeito Cido Sério e empresário Chaim Zaher anunciam faculdade após município ser pré-selecionado pelo MEC


Nesta terça-feira (3) à tarde, durante coletiva de imprensa na Prefeitura, o empresário Chaim Zaher, presidente do SEB – Sistema Educacional Brasileiro, afirmou que implantará uma faculdade de medicina em Araçatuba. O anúncio deu-se após a publicação, pelo Ministério da Educação (MEC), de portaria no Diário Oficial da União divulgando a relação de municípios pré-selecionados para implantação de curso de medicina por instituição de educação superior privada.

Logo pela manhã o prefeito Cido Sério já havia falado com jornalistas sobre a pré-seleção da cidade. “Cumprimos todos os requisitos estabelecidos pelo Governo Federal e passamos para a próxima etapa. Agora receberemos uma comissão de especialistas que vai verificar, in loco, a nossa estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde”, disse. O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, também participou deste momento.

PARCERIA COM UNESP
Para viabilizar a instalação da faculdade Chaim vem discutindo há dois anos com a diretoria da Unesp a possibilidade de usar o prédio onde funcionava a FOA - Faculdade de Odontologia de Araçatuba, na rua José Bonifácio, hoje sede administrativa. De acordo com a diretora da FOA, doutora Ana Maria Pires Soubhia, que participou da coletiva, o tema foi tratado com a reitoria da Unesp, em São Paulo, e com todos os órgãos colegiados da universidade.

“A ideia é mudar a administração da FOA para outro local. Temos um sonho que ela seja na mesma área do nosso curso. Com isso o prédio atual, após todos os trâmites legais, seria disponibilizado para a instalação da faculdade”, afirmou Ana Maria.

VIABILIDADE
De acordo com Chaim o prédio, por ter abrigado o curso de odontologia, já possui os laboratórios e estrutura para um curso de medicina. “Nós adequaríamos uma parte, mas o essencial está lá. O mais importante é que ele está ao lado da Santa Casa e também do AME, o que torna tudo muito mais viável”, disse.

PRAZO
Ainda não há definição de como será o acordo entre SEB e Unesp sobre o prédio. “Não sabemos se será permuta, venda, concessão. Mas estamos todos apoiando, na torcida”, afirmou a diretora da FOA. Chaim disse que, após estas questões burocráticas, a intenção é lançar o vestibular para iniciar aulas em 2016. “Queria muito que fosse já para 2015, mas por conta destes procedimentos acredito que será difícil”, disse.

O prefeito Cido Sério recebeu vereadores (doutor Jaime, Beatriz, Rosaldo, professor Cláudio, Gilberto Batata, Rivael Papinha e Cido Saraiva) e servidores da Secretaria de Saúde para acompanhar o anúncio. “A portaria do MEC saiu com a data do aniversário de Araçatuba, conforme nós queríamos. Este é o melhor presente que a cidade poderia ganhar, um presente para todos os moradores”, finalizou.

----------------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------

Nenhum comentário: