AGENDA CULTURAL

15.1.14

Escritora araçatubense lança sua primeira obra

Maria José da Silva
Nos próximos dias 17 e 18 de janeiro, a escritora araçatubense Maria José da Silva fará o lançamento oficial da sua primeira obra publicada. O livro “Contadora de Histórias” é um relato da vida da escritora, com histórias próprias e causos que ouviu no boca a boca. Durante as duas noites de autógrafos, os interessados poderão adquirir exemplares dos livros a custo de R$ 20. O evento será realizado no Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP), a partir das 17h30.

Para Maria José, a publicação do seu primeiro livro é um sonho infantil que se realiza. Ela conta que apesar de não ter a oportunidade de estudar, aprendeu a assinar o nome e anos mais tarde cursou Mobral e depois o supletivo, quando pode se engajar de vez no mundo da literatura.

Após a morte de seu marido e seu filho, dona Maria chegou a abandonar o tempo dedicado a escrita e diz ter passado por uma forte depressão. Com o incentivo de uma amiga, passou a recolher material reciclável na rua, o que lhe estimulou o habito de leitura.

Após fazer apresentações literárias em um Culturaça realizado pela Prefeitura de Araçatuba, Maria José foi convidada pela também escritora e membro da Academia Araçatubense de Letras (AAL) Ana Almeida a participar do grupo experimental de literatura. “Fui muito bem acolhida e me sentia muito bem”, conta.

SOBRE A AUTORA
Maria José da Silva nasceu em 1945 na cidade de Viçosa, Alagoas. Com apenas 5 anos de idade, migrou com a família para o interior de São Paulo e depois Mato Grosso, onde trabalhavam na extração de madeira.

Em 1962 casou-se e teve sua filha, foi deixada pelo marido e foi trabalhar no interior paulista. Anos se passaram até que conheceu seu segundo marido, Osvaldo, com quem formou uma família de seis filhos.Atualmente tem quatro filhos vivos, oito netos e cinco bisnetos.

Em seu primeiro livro, Maria José traz relatos de sua trajetória, seu aprendizado e suas lembranças. Graças ao projeto realizado com o apoio do Governo Municipal de Araçatuba “Fundo Municipal de Apoio à Cultura – Conselho Municipal de Políticas Culturais – Programa de Fomento à Cultura – 2013”, Maria José pode realizar seu sonho de lançar sua primeira obra.

SERVIÇO

Dias 17 e 18 de Janeiro
Lançamento do livro “Contadora de Histórias” de Maria José da Silva
Local: Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP).
Horário: 17h30.
Valor do livro na noite de autógrafo: R$ 20.

Nenhum comentário: