AGENDA CULTURAL

2.2.14

Pontos de Cultura em Araçatuba - notícias no MinC

30.01.2014 (boletim eletrônico do Ministério da Cultura)
Na tarde desta quinta-feira (30) a ministra da Cultura, Marta Suplicy, esteve em Araçatuba, interior do Estado de São Paulo, celebrando um convênio para a formação de uma Rede Intermunicipal de Pontos de Cultura.

Ao todo, serão 40 Pontos conveniados na região. Até o momento, 35, de nove cidades diferentes, já passam a atuar. Um edital complementar assinado no dia de hoje selecionará outros cinco.

Consórcio formado por prefeituras
Trata-se de uma iniciativa inédita para o Ministério. O convênio foi firmado com o Consórcio  Intermunicipal Culturando (CIC), uma iniciativa de 25 prefeituras da região que se uniram com o intuito de integrar suas políticas culturais. "Os consórcios possibilitam os investimentos públicos chegarem a cidades menores", afirmou Marta.  A iniciativa de formação do consórcio também ajuda na desburocratização, na medida em que desfaz a necessidade de criação de um edital para cada cidade diferente, por exemplo.

Marta ressaltou alguns dos avanços que a região tem obtido: 13 modernizações de bibliotecas,
a criação de 22 Pontos de leitura. "Tivemos um convênio finalizado com 60 agentes de leitura.
Eles trabalharam com 30 familias do Bolsa Familia, receberam bolsa para exercer sua atividade,  kit de livros, foram capacitados pela cátedra da Unesco na PUC do RIO. Também foram realizadas três Feiras do Livro: em Araçatuba, Monte Alto e Jaboticabal"

A ministra ainda lembrou que, recentemente, esteve em Barretos e Guaíra, duas cidades que fazem parte do CIC e, na ocasião, foi assinado o compromisso de 23 municípios da região aderirem ao Sistema Nacional de Cultura. "A integração entre os municípios, promovida pelo consórcio, possibilitou esse compromisso ter sido tão amplo."

Para o prefeito de Araçatuba, Cido Sério,  representante do consórcio intermunicipal Culturando, o momento é histórico para a cidade que pela primeira vez recebe recursos do Ministério da Cultura. Além dos Pontos conveniados, um CEU das artes está em construção. O deputado estadual João Paulo Rillo, presente à cerimônia, ressaltou que "o Consórcio torna possível a realização de projetos e o atendimento de demandas comuns das cidades".

Investimentos em Gestão cultural

Além dos 40 Pontos de Cultura celebrados neste dia, a região também passa a contar com um Convênio para capacitação de gestores culturais. Serão 64 formados, sendo 32 da sociedade civil e 32 do poder público. O intuito da iniciativa é capacitar pessoas para gestão de Pontos de Cultura, para o Sistema Nacional de Cultura, entre outras iniciativas.

Trata-se de um investimento de R$ 300 mil para lançamento de um edital para selecionar uma Universidade para prestar o serviço de capacitação – via SAI)

A Cerimônia

Junto da ministra Marta Suplicy, estiveram o prefeito de Araçatuba, Cido Sério; o deputado estadual João Paulo Rillo; o secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Marcos André, além de lideranças políticas locais.
A cerimônia contou com diversas apresentações de grupos culturais da cidade, de Escola de Samba a Balé. Marta Suplicy ainda recebeu um presente das mãos da India Luana que faz parte do Projeto Estação Taveira, uma iniciativa que busca resgatar a memória e fortalecer a autoestima de mulheres de um bairro rural da cidade, através de feiras de artesanatos, festas típicas, entre outras.

Para ver mais fotos, clique aqui.
Texto: Thiago Esperandio / Ascom MinC

Nenhum comentário: