AGENDA CULTURAL

31.3.14

Corajosas e famosas se juntaram


Hélio Consolaro*

Heloísa Gimael, pianista: os dois Felipes com o mesmo sobrenome (Almeida); Ronaldo Mamoni, acordionista; Rosângela Souza Lima Almeida, cantora; Duxtei Vinhas Ítavo(vestida de Carmem Miranda) 
No dia 22 de março, duas cantoras corajosas apresentaram um espetáculo no teatro Paulo Alcides Jorge chamado "Cantoras famosas" que passaram pela boca e dedos de Rosângela Souza Lima Almeida e pelo diletantismo apaixonado de Duxtei Vinhas Ítavo. Gal Costa, Clara Nunes, Dolores Duran, Carmem Miranda desfilaram pelo palco.

Panfleto de divulgação

Duas coroas que a exemplo dos dois personagens do filme estrelado por Jack Nicholson e Morgan Freeman, resolveram fazer tudo antes de partir. Elas são tão corajosas que no cenário do palco colocaram suas fotos entre as fotos das cantoras famosas.   
Rosângela de Souza Lima Almeida no palco
Elas montaram uma equipe de Fórmula 1 da música de Araçatuba, dançarinos encantadores. Pianista: Heloísa Gimael; acordionista: Ronaldo Mamoni; percussão: Felipe Almeida; violonista: Filipe Almeida; diretora de ensaios: Marinete Capóssoli; cenógrafa: Edna Regina Badu Teixeira; direção conjunta: Heloísa, Marinete e Duxtei. Dançarinos: Sandro Fabretti, Sabrina Brambila Almeida, Grace Kelly, Heitor Garcia, Guilherme e Isabela. Cabelo: Iraci Rocha; maquiagem: Marcela Rocha.  

Rosângela Souza Lima Almeida é uma profissional da música (pianista), Duxtei Vinhas é uma professora de História, aposentada, que, por sorte do marido, o Luís Carlos Ítavo, anda metida em tudo. 

Sorte por duas razões: 1) não tem em casa uma mulher deprimida, ranzinza; 2. com tantas atividades, ele consegue ter um pouco de sossego. Então, fizeram um acordo para não ficarem em casa, sentados em cadeiras de área na calçada: ele cuida da Fundação Mirim, há anos, desde quando se aposentou; e ela inventa moda, nem depois dos 60 anos curou-se da hiperatividade. O casal é exemplo para muita gente. 
Maria Bethânia na tela, e Rosângela ao piano, cantando a música da famosa 

Corrida de idosos: Duxtei presente.
Exposição de artes plásticas: Duxtei já fez.
Pertencer à União Brasileira de Escritores: Duxtei é membro. Agora quer adentrar os umbrais da Academia Araçatubense de Letras.
Arte dramática? Já foi suplente na representação das artes dramáticas no conselho de cultura.Só não sei se ela foi trapezista. Com certeza, a lista está incompleta.

Não vai aqui nenhuma crítica, apenas uma constatação cujos comentários correm o mundo artístico de Araçatuba. O show "Cantoras famosas" foi legal, com a presença de familiares e outros convidados das cantoras corajosas: teatro lotado. Foi uma festa, um sonho realizado. Cenário excelente, guarda-roupa riquíssimo. E a Duxtei Vinhas, ciente de suas limitações, se comportou bem, abrindo o espetáculo com palavras de humildade.

A Duxtei é mais artista do que muita gente boa de Araçatuba. Exemplo: eu sou ruim numa arte só. Ela não é tão boa em várias. Na soma de pontos, vitória para ela.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP.

Nenhum comentário: