AGENDA CULTURAL

6.3.14

Morreu Arnesto do samba de Adoniran Barbosa


Faleceu em 26/2/2014, aos 99 anos de idade o personagem que inspirou um dos sambas mais populares, o “Samba do Arnesto”, de  Adoniran Barbosa. Ernesto Paulelli morreu de causas naturais, segundo a sua filha Valéria Paulelli. O velório foi realizado no Cemitério do Araçá a partir das 19h30 desta quarta, cidade de São Paulo. 
Para a edição 16 da revista Brasileiros, o descendente de italianos e violinista, Ernesto abriu as portas de sua casa, na Mooca, para contar não só sobre o samba que o colocou como o “grande furão” da história, mas para dar pistas de quem foi um dos grandes patronos da música de Adoniran.

Ernesto costumava se encontrar com Adoniran e certa vez, reclamou:
- Ô Adoniran, você me meteu numa treta. Por que você foi colocar que eu te dei um bolo, rapaz?
- Arnesto, se não tivesse mancada não tinha samba. Segura essa pra mim!
Ernesto já fez de tudo e não se cansou. Além de chuchu, vendeu secos e molhados, miudezas, trabalhou com jogo do bicho e tocou violão em cantinas. Em 1973, aposentou-se como vendedor de produtos químicos. Aos 60 anos, formou-se em direito pelas Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG). Antes, fizera o supletivo para adultos – o curso de Madureza – para concluir o ginásio e o colegial. Trabalhou como advogado na área de Direito Civil por 30 anos e só parou em 2005 devido a um AVC.
Leia mais sobre o “Arnesto” e suas memórias no perfil da edição 16 da Brasileiros. 

Nenhum comentário: