AGENDA CULTURAL

22.3.14

Pela segunda vez, presidenta Dilma Roussef visitará Araçatuba

Durante o evento vão ser entregues máquinas e caminhões para dezenas de municípios do interior de São Paulo com menos de 50 mil habitantes


ANTÔNIO CRISPIM
Presidente participará da entrega de tratores e caminhões a 230 municípios do Estado de São Paulo




























A presidente da República Dilma Rousseff estará na próxima terça-feira, dia 25, em Araçatuba para a entrega de caminhões e tratores a centenas de prefeituras do interior do Estado de São Paulo. A vinda à região, a terceira em menos de três anos, foi confirmada ontem à tarde pelo prefeito Cido Sério em coletiva à imprensa.



Equipe do Palácio do Planalto já está na cidade acertando os detalhes sobre a visita de Dilma Rousseff, que deve chegar por volta de 16h30. Antes de Araçatuba a presidente cumpre agenda em Bauru.

Devem acompanhá-la na comitiva presidencial o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, o ministro Gilberto Occhi, do Ministério das Cidades, além do ex-ministro da Previdência Social, Carlos Gabas. O evento vai acontecer em um salão de eventos na rodovia Nametala Rezek.

O encontro com os prefeitos é patrocinado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, devem ser entregues 180 caminhões caçamba e 163 motoniveladoras a 230 cidades de São Paulo. A finalidade com a entrega do maquinário, viabilizada com recursos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), é dotar as administrações municipais de meios para abertura, recuperação, readequação e conservação de estradas vicinais na zona rural. Araçatuba não receberá nenhum dos equipamentos, pois o programa federal contempla municípios até 50 mil habitantes.

O prefeito Cido Sério não confirmou uma eventual visita da presidente ao Estaleiro Rio Tietê onde estão sendo construídos 20 comboios, totalizando 80 barcaças destinadas ao transporte de etanol pela Hidrovia Tietê-Paraná. "Penso que (ela) não deva visitar o estaleiro", falou.

A encomenda das barcaças foi feita pela Transpetro, subsidiária da Petrobras para a área de logística e distribuição. O primeiro comboio deveria ter sido entregue há mais de um ano, tendo sofrido vários adiamentos de lá pra cá. O anúncio mais recente estipula a entrega até o final de 2014. A presidente esteve em Araçatuba pela última vez em setembro de 2013 quando participou da inauguração das obras de construção do estaleiro.

MUDANÇA

A entrega das máquinas estava prevista para o dia 12. No entanto, na véspera, o Ministério do Desenvolvimento Agrário adiou para ampliar o lote. Agora foi confirmada a presença da presidente Dilma para entrega dos equipamentos.

Sediar essa entrega mostra o prestígio do prefeito Cido Sério(PT) junto ao governo federal. E essa mudança de data foi uma adaptação na agenda da presidenta Dilma.Pela segunda vez, Dilma Roussef visita Araçatuba.     


Dilma cancela visita que faria hoje a Araçatuba, mas entrega de máquinas está mantida

Série de reuniões em Brasília teria sido o motivo para o adiamento do compromisso
DA REDAÇÃO, THIAGO ESTEFFANATO - ARAÇATUBA - JORNAL "O LIBERAL"

 
KAIO ESTEVES
Mesmo sem a presença da presidente Dilma, entrega está garantida com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário













Por determinação do Palácio do Planalto e alegação de conflito de agenda a presidente Dilma Rousseff (PT) cancelou a visita que faria a Araçatuba nesta terça-feira (25).

A equipe de assessoria da presidente que já estava instalada no município e cuidava dos preparativos de sua agenda desde sexta-feira (21) deixou a cidade rumo a Brasília (DF) no final da tarde de domingo (23).

Ainda no final da tarde de domingo o link de credenciamento dos órgãos de imprensa de Araçatuba foi excluído do site do Planalto.
O município seria o terceiro e último destino da presidente no dia após visitas a São José dos Campos (SP) e Bauru (SP). Nos outros dois municípios a visita da presidente segue confirmada.

Em Bauru, Dilma entregará 948 apartamentos construídos pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Em São José dos Campos ela assina contratos de construção de 1,7 mil casas do mesmo programa. Não houve modificações na estrutura do evento, que segue confirmado.

O cancelamento estratégico, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçatuba, foi causado devido uma série de reuniões agendadas em Brasília.

Em seu perfil no Facebook o prefeito Cido Sério se manifestou na manhã de ontem (24) e disse que a presidente marcará outra data para a visita ao município. “Recebi um comunicado da Presidência da República informando que, por motivo de agenda e reunião em Brasília, a visita que a presidente Dilma faria a Araçatuba, nesta terça-feira, será remarcada para outra data”, disse o post do prefeito garantindo que o evento previsto ainda deve ocorrer normalmente mesmo sem a presença dela.

Em Araçatuba, a presidente entregaria caminhões e tratores a centenas de prefeituras do interior do Estado de São Paulo. As máquinas já estão dispostas no Bela Vista Eventos, que há dois meses se tornou sede da Primeira Igreja Batista (PIB). A presidente chegaria à cidade por volta das 16h30.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, ainda segue com agenda confirmada para a entrega dos maquinários em Araçatuba hoje (25). "O prefeito Cido Sério sente a ausência da presidente, mas entende os motivos do adiamento. Uma nova data será marcada pelo Planalto para que ela esteja no município", disse a Prefeitura.

ASSUNTO SENSÍVEL
Em Araçatuba, um assunto que seria abordado junto à presidente é o da investigação que envolve a licitação e instalação do Estaleiro Rio Tietê (ERT) financiado pela Transpetro, subsidiária da Petrobras. A estatal já está no centro de uma polêmica nacional por conta da compra da refinaria de Pasadena no Texas (EUA) onde a Petrobras perdeu US$ 171 milhões. Na época, a presidente Dilma Rousseff era ministra da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da estatal.

Em Araçatuba, os autos de investigação divididos em 15 volumes com mais de 3 mil páginas sobre a licitação e instalação ERT foi encaminhado para a Procuradoria Geral da República (PGR) em Brasília (DF) no final do mês passado.O caso, que é comandado pelo Procurador da República em Araçatuba, Paulo de Tarso Garcia Astolphi, teve que ser remetido para a apreciação da instituição superior por envolver autoridade federal.(Colaborou Kaio Esteves)


Nenhum comentário: