AGENDA CULTURAL

29.4.14

Sarau da Quinta do Sardão - momento poético

No domingo, participei do Sarau na Quinta do Sardão. Quinta é uma propriedade rural com moradia. Sardão é o sobrenome da família, cujo gestor atual é o Bernardo, que junto com seus irmãos, André e Vívian, foram meus alunos na Associação de Ensino Guararapes. 

Na quinta, há um grande lago com um delicioso restaurante que serve peixe, como a Quinta da Boa Vista. Um ambiente bem imperial dos tempos da ilha de Paquetá, do romance "A moreninha".
Tela de Jaime Teixeira
Sarau é reunião noturna, de finalidade literária e artística. Nos tempos do império, era nos saraus que as moças casamenteiras arrumavam namorados, gente bacana da corte carioca.

Como a Gylce Maria Teixeira, produtora cultural, queria ter ao pôr do sol, o sarau começou com uma certa claridade. Uma atividade analógica em tempos digitais.
Tela de Francisco Marcos Zanardi
Tudo foi realizado com muito empenho da Gylce. Ela queria trazer Guararapes inteira para a Quinta do Sardão, mas trouxe até ônibus cheio de estudante. Lá estava o presidente da Câmara Municipal, João Carlos Chica; o presidente da Associação Comercial de Guararapes, Tarciso Tezin. Também estiveram presentes o escritor guararapense Marcos Alves e a poetisa Valeria Tomasine Muniz.  
Vereador João Carlos Chica, Secretário municipal de Cultura de Araçatuba Hélio Consolaro e as professoras Tereza, Toninha (vice-diretora) e Sônia Tenaglia - diretora da Escola Waldemar Queirós. 

Houve exposição de quadros de artistas de Guararapes, declamações de poemas, músicas instrumentais e cantadas. E de vez em quando um pescador de pouca poesia, fazia um barulho danado com sua alegria, arrancando uma tilápia do lago.

Este blogueiro leu o poema "Poema em linha reta", de Fernando Pessoa, José Hamilton Brito declamou um poema de sua lavra e Ana Lúcia cantou à capela Romaria. Os três são de Araçatuba e vieram saborear as delícias da Quinta do Sardão, que fica no município de Guararapes, mas é um pouco de Araçatuba também.    

Crianças e jovens presentes ao evento, com certeza, nunca se esquecerão dele. Quem sabe constará da biografia de algum deles que foi naquela tarde que despertou sua vocação de artista. 


O Sarau na Quinta do Sardão, no domingo, 27 de abril de 2014, foi um momento poético em que a arte divina, a natureza, e a arte humana se interagiram, produzindo o encantamento. A iniciativa da Gylce Maria, produtora cultural, precisa ser multiplicada, não só na quinta, mas em toda a cidade de Guararapes.

MÚSICOS PRESENTES: Isabela Teixeira Sala, Gabriela Vezzozzo, Valentina Nogueira Heiderichi, Beatriz Sala. Fábio augusto Ferreira de Paula, Luís Fernando Pereira Duarte, Marcela Liberato, Camila Reis Ribeiro, Stefani Castelli Gandolpho. 





Um comentário:

Rosana Moreira disse...

Eu estava lá e fiquei maravilhada . Sabia que Gylce não faria nada menos que o melhor e não me decepcionei . A comunidade de Guararapes ganhou um presente cultural inesquecível e sortudos foram os privilegiados que o receberam . Parabéns a todos que estiveram lá e/ou participaram/ ajudaram .