AGENDA CULTURAL

29.5.14

Noite de gala premia contemplados no Troféu Odette Costa


Na mesa em destaque: Hélio Consolaro, prefeito Cido Sério, Mario Cesar Ralise e Fernando Ítavo
A noite de entrega do Troféu Odette Costa, na terça-feira (27), no Bar Quattro & Restaurante, esteve repleta de grandes nomes da cultura e da sociedade araçatubense, fazendo justiça à grandeza da jornalista e escritora homenageada dando nome ao prêmio. O evento é realizado anualmente pela Prefeitura de Araçatuba, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Neste ano, 21 artistas foram escolhidos para receber a homenagem. Apesar da noite fria, o público compareceu em peso para prestigiar uma das maiores premiações culturais da cidade de Araçatuba. 

Cido Sério discursa para os presentes
A pianista, professora e diretora de hora do Conservatório Santa Cecília, Wanda Edith Meira Costa esteve presente com seus familiares para receber seu troféu na categoria “Prêmio Especial”. Até mesmo sua filha, que mora na cidade de São Paulo, acompanhou toda a cerimônia através de um aplicativo de chamadas via internet, o que deixou a contemplada ainda mais radiante.

Grupo 12 Mãos recebeu o Troféu Odette Costa na categoria "destaque nacional"
“O troféu Odette Costa é como o ‘Oscar’ araçatubense, recebê-lo é um grande privilegio, apesar de já ter recebido diversas outras premiações”, enfatiza a pianista.

A esposa do falecido Dr. Renato Costa Monteiro, Harumi Shiraishi Costa Monteiro recebe homenagem postura em memória ao marido
Agraciada na categoria “Conjunto da Obra”, Ana Maria Guaranha, responsável pela escola de Balé “Ana Maria Ballet” ressaltou a felicidade na qual recebeu o prêmio, destacando a importância pessoal que isso proporciona em sua vida. “Quando você trabalha com cultura e vê que seu trabalho é reconhecido, não tem nada mais gratificante”, destaca Ana Guaranha.
O contraste das gerações literárias araçatubense. Do lado esquerdo, Tito Damazo, presidente da Academia Araçatubense de Letras, ao seu lado, o jovem escritor e premiado com o Troféu Odette Costa, Rafael Batista
SAMBA
Sob o som do grupo “Acadêmicos do Samba”, a presidente da escola de samba “Acadêmicos dos Araçás” Sandra de Lima Rocha emocionou-se ao receber o Troféu Odette Costa. Segundo Sandra, seu esforço para dinamizar a escola de samba, que desfilou no carnaval araçatubense pela primeira vez este ano, ganha um novo folego a partir de agora. 

Sandra de Lima Rocha recebe o prêmio da "Acadêmicos do Araçá"









“Esse movimento que nós estamos fazendo na escola não é visando o lado financeiro, na verdade, estamos pensando lá na frente, que é a parte social, cultura, de apoio à população e ao bairro. Queremos mostrar que outras pessoas possam fazer a mesma coisa”, finalizou a sambista.
Representantes do Sescoop recebem o Troféu Odette Costa
AUTORIDADES
Dentre as autoridades presentes compareceram o prefeito Cido Sério; o secretário de Cultura Hélio Consolaro; o presidente do Conselho Municipal de Politicas Culturais de Araçatuba Fernando Ítavo; o presidente da Academia Araçatubense de Letras Tito Damazo, o ex-prefeito Valter Tinti; o presidente da Associação das Escolas de Samba de Araçatuba (ASSESA) Oscar Farias Ramos e o gerente do Núcleo de Promoção Social da Sescoop-SP, Mario Cesar Ralise.
Hélio Consolaro entrega Troféu Odette Costa aos idealizadores do Batucando Araçatuba
Representando as cooperativas de Araçatuba, estiveram presentes também o presidente da Uniodonto de Araçatuba Paulo Cezar Batagelo; o presidente da Unimed Araçatuba Hélio Poço Ferreira; o presidente da Coopbanc, Arnaldo Sartori; o vice-presidente da Cobrac, Osmar Nunes Ferraz; o presidente da Sicred, Américo Sturh Pechy; o gerente da Sicoob Credicitrus, José Vitoriano de Andrade Filho e o presidente da Camda, Osvaldo Matsuda.

Henes Pio Soares recebeu o prêmio das mãos de Tito Damazo, presidente da AAL

Estiveram presentes também diversos representantes culturais, jornalistas, fotógrafos renomados, escritores e músicos da cidade, que prestigiaram e enobreceram todo o evento.

Carlos Paupitz premia Fernando Fado, representante da Mancomunados Produções Artísticas
ODETTE COSTA
A grandiosidade, influência e glória de Odette Costa, que dá nome ao troféu que premia personalidades culturais, foram destacados nos discursos das autoridades. O ex-prefeito Valter Tinti, amigo de Odette por longo período, foi um dos que lembrou dela, emocionado. “A Odette era uma pessoa maravilhosa. Nós sempre tivemos um relacionamento de alto nível. Uma pessoal culta, finíssima, elegante, de uma visão de mundo impar”, relembra Tinti.
Já Wanda Edith Meira Costa lembra a importância cultural de Odette Costa nos primórdios da cidade, muito antes do surgimento do departamento de cultura, administrado por Paulo Grobe, que recebeu homenagem póstuma na premiação. “A Odete nos ajudava por meio dos jornais. Fazia todo esse apoio à cultura através de suas colunas sociais. Além disso, ela sempre foi uma pessoa que auxiliava-nos com bons modos e regras de etiqueta”, finaliza Wanda.

Parreira e Rei do Valle recebem prêmio ao lado do prefeito Cido Sério e do secretario municipal de cultura Hélio Consolaro
Em seu discurso, o presidente da Academia Araçatubense de Letras (AAL), Tito Damazo, lembrou a importância e influencia literária que Odette Costa proporcionou à Araçatuba, sendo uma das fundadoras da AAL, chegando a ser presidente da entidade.

Talita Rustichelli recebeu o prêmio por seu CD "Tudo é bom"
O secretário de Cultura Hélio Consolaro enalteceu e parabenizou todos os premiados no evento, que tem como objetivo valorizar a cultura araçatubense, incentivando que novos projetos sejam idealizados. “Mais uma vez, premiamos os destaques culturais de Araçatuba, provando que nossa cidade possui uma cultura ativa, instigante, que produz conteúdo e merece ser contemplada e reconhecida”, finaliza Consolaro.

Os contemplados Marcos Vinicius de Almeida (Dança) e Carolina Martins (Destaque internacional) não puderam comparecer por motivos de trabalho, mas seus familiares estiveram presentes e receberam, das mãos de autoridades, o tão cobiçado troféu.
Paulo Grobe recebeu homenagem póstuma que foi entregue a sua viúva
CONFIRA GALERIA DE FOTOS COMPLETA CLICANDO AQUI

CONTEMPLADOS:
Fotografia – registro cultural: Aniúska Carteado
Para ser destaque em fotografia não basta um bom olhar, não basta competência técnica e nem tampouco um excelente equipamento. Além desses quesitos é necessário presença. Presente nos mais variados eventos culturais de Araçatuba, fazendo importantes registros fotográficos, expondo a cultura domunicípio na rede social. Perseverante, incansável e competente: Aniúska Carteado, a Kika, a querida filha do músico Zé Renato.

Artes visuais: Exposição dadaísta “Chuva de Navalha”, de Nanù da Silva
A exposição “NÛ. No jardim da Flor Resta. Sol. O vento suave e com cheiro. Rabisca sua mais nova criação. CHUVA DE NAVALHA”, com inspiração no Dadaísmo e Surrealismo, chama atenção por sua irreverência.
As obras foram criadas com base nas técnicas de pichação e grafite, além da utilização de materiais já descartados (como cartazes e quadros) e objetos inusitados.
A exposição demonstrou enorme potencial criativo do artista, que além das artes visuais permeia ainda pela literatura e música.

Artesanato: Exposição “Pirografia, o resgate de uma técnica”, de Henes Pio Soares
Henes Pio tem como hobby a Pirografia. Técnica muito antiga, que hoje é desconhecida por grande parte da população, mas que exige grande dedicação e precisão de quem com ela trabalha.Henes, que é motorista do Samu e socorrista na rodovia Marechal Rondon, conheceu a pirografia em feiras de artesanato e se apaixonou pela técnica.

Em dezembro de 2013, promoveu uma exposição no MAAP (Museu Araçatubense de Artes Plásticas) com 23 peças denominada“Pirografia – O resgate de uma técnica”. Suas peças são inspiradas em animais e obras sacras.

Dança: Marcos Vinícius de Almeida Novaes
A paixão pela dança despertou quando Marcos ainda era um menino. Incentivado por uma vizinha, começou a fazer aulas de balé no Balé Municipal, quando o projeto bem incipiente ainda funcionava no piso superior do Teatro São João.

O caminho não foi fácil: saiu de casa, deixou seus familiares, seu trabalho de professor de dança e buscou o sonho de ser bailarino e dançar pelos palcos do mundo.

Sua apresentação no Festival do Balé Municipal de 2013, no VívereEventi, fazendo um “pas de Deux”com Nina Queirós, encantou a todos.

Literatura: Raul Abelhinha – Rafael Batista
Rafael Batista é um menino, um menino que ousa. Participou em 2013 do edital de literatura do Fundo Municipal de Apoio à Cultura e ganhou um dos prêmios que lhe possibilitou a publicação do livro "Raul Abelhinha; e outras quimeras", que foi lançado em novembro de 2013. Um livro de boa qualidade literária e foge aos padrões da literatura araçatubense.

Cultura popular: Acadêmicos dos Araçás
Inebriada por uma paixão que é o carnaval, Sandra de Lima Rocha juntamente com o seu corpo diretivo,festejam o nascimento no mês de junho de 2013 da mais nova escola de samba, a Associação Cultural Recreativa Escola de Samba Acadêmicos dos Araçás, que estreou no carnaval de 2014 encorpando a cultura popular da nossa cidade e o fomento social realizados no bairro Alvorada.

Música: Junto & Misturado
Com Ideias modernas, mas sem abandonar as raízes da música, sete jovens músicos tem como proposta a mistura de vários estilos, batidas dançantes e muita integração cultural e social. È samba, é rock e é pesado. Junto e Misturado. “Samba rock pesadão!” foi o último show apresentado no teatro municipal Castro Alves, vencedor do prêmio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Araçatuba.

Evento cultural de organização coletiva: Batucando Araçatuba
Batucando Araçatuba (2ª edição) é uma celebração aos instrumentos de percussão, em especial a bateria e o cajón. O Batucando 2014 reuniu 211 bateristas e cajoneros com seus respectivos instrumentos na Praça Hugo Lippe Júnior em Araçatuba ecoando numa só voz os sons dos tambores do interior paulista, sendo o 2.º maior encontro do Brasil com participantes vindos de diversas cidades e estados, tendo este ano a ilustre e internacional presença do cônsul do Peru Arturo Jarama. O evento é realizado pela ALMA ( Associação Livre dos Músicos de Araçatuba) e organizado por: Daniel Freitas, Cristiano Silva, Pepa e Charles Max Wirth.

Espaço cultural: Quattro
O Bar Quattro é um estabelecimento comercial de entretenimento que promove shows com artistas locais e outros de reconhecimento nacional que estão fora da mídia, como: Renato Vargas, Demônios da Garoa, Sá & Guarabira. O Quattro contribui significativamente com a cultura musical de Araçatuba.

CD: Tudo é bom– Talita Rustichelli
Música, jornalista, cantora e poetisa, Talita Rustichelli transborda competência e talento em todas essas ações artísticas. Jovem, revelação dos últimos tempos, presenteia-nos em 2013 com o CD “Tudo é Bom” com músicas autorais e de outros autores como de André Abujamra e Tom Zé.

Memória: Renato Costa Monteiro
Dr. Renato foi médico dedicado e apaixonado pela música, adotou de coração nossa Araçatuba, é um ícone da música araçatubense.Ele encantou as noites nas pizzarias BellaNapolie e Newtons, também no Chão de estrelas, clube dedicado a seresta, gravando alguns CDs, dentre eles o mais conhecido “Chão de estrelas “. Por isso, Dr. Renato Monteiro é contemplado postumamente com Troféu Odette Costa na categoria “memória”.

Gestão cultural: Paulo Grobe
Até 1985, a gestão cultural no Brasil era quase inexistente. Paulo Grobe foi o primeiro diretor de Cultura (não havia ainda secretarias) nomeado pelo então prefeito Sidnei Cinti. Ele foi sempre um homem ligado à cultura, inserido no movimento cultural do antigo Intec, agitador cultural de escolas, jornalista. Faleceu recentemente (8/4/2014) em São José do Rio Preto.

Teatro – De carona com Dom Quixote – Grupo “De cara na cena”
A rua pegando carona com a literatura e o teatro, inebria, engrandece e permite a seus cidadãos a possibilidade de um crescimento crítico, colocando-os “De Cara na Cena” ao assistir “De Carona Com D. Quixote”. Com a peça "De carona com D. Quixote", o grupo com maestria e muita competência cênica e direção primorosa atinge um dos objetivos primordiais do teatro que é o envolvimento e interação do público.

Produtora Cultural: Mancomunados Produções Artísticas
Uma produtora que não tem apenas a preocupação de ganhar dinheiro, mas de promover a cultura, o teatro em Araçatuba, com a formação de público. Não se limita apenas em promover grupos ou artistas, mas de fazer o coletivo cultural de Araçatuba crescer. Assim, organizou o Cenata tanto em 2013, como em 2014, que vem marcando teatro araçatubense.

Conjunto da obra: Anna Maria Ballet
Não há como falar de dança em Araçatuba sem citar seu nome: Ana Maria Guaranha, ou Anamaria Ballet.Pioneira da dança, há 50 anos se dedica ao ensino e à vivência da dança em nossa cidade.

Todos os grupos ou academias de dança, de uma maneira ou outra descendem dela. É exemplo de dedicação à arte, amor à dança e ética profissional.Pela sua jornada de trabalho de trabalho dentro de uma linguagem tão complexa como a dança, Ana Maria Ballet recebe o Troféu Odette Costa.

Prêmio especial: Wanda Edith Meira Costa
Pianista, professora e diretora de honra do Conservatório Musical Santa Cecília, completou 70 anos em 2013 promovendo um grande concerto no Bar Quattro, lançando dois CD homônimos ao concerto: “Um piano ao seu encontro”. Comunica-se com o mundo pela música. Ela é especial para Araçatuba.

Difusão cultural: Cooperativas de Araçatuba (Sescoop-SP)
As cooperativas de Araçatuba anualmente brindam Araçatuba com eventos teatrais, por meio do programa “Mosaico Teatral”. Nos últimos anos, extrapolaram, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) trouxeram a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Em janeiro de 2014, Renato Teixeira. Ambos os eventos lotaram o VívereEventi, casa de Araçatuba.

Destaque internacional: Carolina Martins
Aos 04 anos, a professora de dança Sílvia Fornari lançou um olhar para Carolina que mudou sua vida. A partir daí Carolina se descobriu. Com muita dedicação, afinco e respeito pela dança, foi destaque em muitas apresentações não só em Araçatuba, mas também pelo Brasil. Ganhou vários prêmios, participou de vários festivais.

Foi classificada em 3.º lugar no Seminário Internacional de Dança de Brasília em julho de 2013, que lhe garantiu uma bolsa de estudos integral para a Universidade de Belas Artes de Mannheim, “AkademiedesTanzes”, escola mundialmente reconhecida. Podendo voltar de lá com mestrado em Belas Artes.

Destaque nacional: Grupo 12 Mãos
Criado em 2009, 12 MÃOS é um grupo de percussão experimental com referência nacional. Ganhou mais popularidade no Brasil após ter sido convidado para participar do programa televisivo Domingão do Faustão. Alcançou reconhecimento internacional com seus vídeos espalhados pela internet, o que lhes renderam algumas premiações e convites para representar o Brasil no Festival Internacional de Cajones em Lima no Peru.

Destaque regional: Parreira e Rei do Vale
Parreira e Rei do Vale se conhecem desde o inicio dos anos 1980, mas só no ano de 2010 é que formalizaram a dupla,cantando música raiz e mantendo a tradição caipira brasileira.Participaram do Festival de Moda de Viola - Estilo Raiz - no ano de 2013 quando foram classificados em Araçatuba para a final da30ª Violeira Rose Abrão, Festa do Peão de Barretos, ficando em 3.º lugar em nível nacional com a música Arreio de Sola Batida (de Nilton Lourenço da Cruz - Parreira).

Humor: Alex Guru
(stand-up)

Alex da Silva Bento é advindo da periferia de Araçatuba (bairro São José) que adentrou os auditórios de TV, ganhando prêmios. Ultimamente ele leva seus espetáculos para o teatro, juntando com outros profissionais do humor, como o MMM3, que congregou mais de 400 pessoas no centro cultural Thathi-Coc de Araçatuba, fazendo humor com a realidade dos bairros.

Nenhum comentário: