AGENDA CULTURAL

11.6.14

Médicos cubanos: a resposta

Hélio Consolaro*

São 22 médicos cubanos designados para o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou no Programa Saúde da Família de Araçatuba. A pergunta que não quer calar: estaria faltando médicos em Araçatuba? Celia Villela, colunista social e membro da Academia Araçatubense de Letras, em sua coluna de 10/6/2014, no jornal O Liberal

Com certeza, para a Celinha (como é chamada a confreira de Academia Araçatubense de Leras), moradora do Jardim Nova Iorque, um dos bairros mais chiques de Araçatuba, não faltam médicos. Também, como é esposa de um, pois é casada com o Dr. Maurício Villela, não lhe falta médico de jeito nenhum. O atendimento pode ser feito a qualquer momento.
 
Dilma Rousseff
Com certeza, para o bairro rural de Eng.º Taveira, cujos moradores são trabalhadores rurais (boias-frias) faltam médicos, embora lá na UBS comparecia um profissional morador de Araçatuba, que não era cubano, mas que não cumpria sua jornada de trabalho e as consultas eram feitas às pressas como fazem seus colegas brasileiros. Nem olhava para a criança, cidadão ou cidadã, evitando qualquer contato físico e já receitava algum remedinho para se livrar daquele estorvo.

Agora, com os médicos cubanos, os moradores de Eng.º Taveira têm profissional  que atende dignamente a população e cumpre a jornada de 08 horas de trabalho. Ouvimos uma mãe do bairro dizer que nunca vira consulta médica tão bem feita com o médico cubano, pois a sua criança foi “virada pelo avesso”, fazendo nela um exame completo, não se limitou àquilo que era objeto da queixa da mãe.
 
Alexandre Padilha
Pela formação humanista dos médicos cubanos, uma vida de quem mora em lugares chiques vale tanto quanto a vida de quem mora em Eng.º Taveira, um bairro de trabalhadores rurais. Cada cliente que chega não é mais uma chance de faturar, mas é mais uma oportunidade de exercer a solidariedade humana.

Se eu fosse médico, e meus pais tivessem pago tão caro minha faculdade, e tivesse tido a formação mercantilista que predomina nas faculdades brasileiras de medicina, com certeza, eu seria um profissional que valorizaria mais o dinheiro do que a vida humana.

Não só a pessoa do médico brasileiro é culpada por essa situação histórica e cultural. Mas alguém precisava dar um basta nisso, assim a coragem da presidenta Dilma Rousseff, do ministro Alexandre Padilha e do Congresso Nacional contou muito para que o processo da mudança fosse iniciado, implantando o programa “Mais médicos”.
 
Cido Sério
O prefeito Cido Sério (PT), o secretário municipal de Saúde José Carlos Teixeira e a Câmara Municipal de Araçatuba se empenharam para que o programa chegasse a Araçatuba. Claro, menos os vereadores eternamente oposicionistas.

Pelo comportamento dos médicos cubanos, em termos de comparação, podemos avaliar os médicos brasileiros no atendimento básico, na porta de entrada do Sistema Único de Saúde. Estou começando a desconfiar que nem nos atendimentos dos planos de saúde, nem nos particulares, temos um atendimento de qualidade, por isso a presença dos médicos cubanos entre nós incomoda tanto. Fica exposto um outro modelo. 
 
José Carlos Teixeira
Numericamente, acredito que não faltem tantos médicos em Araçatuba. Há sim a falta de profissionais que sejam comprometidos com o juramento de Hipócrates, com a vida humana, independente de que classe social a pessoa atendida pertença.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP        



SAIBA MAIS SOBRE OS MÉDICOS CUBANOS NO BRASIL

DADOS INTERESSANTES DEIXADOS NO FACEBOOK
João Cazerta Neto: amigo Hélio, concordo em parte: Conforme o Cremesp nossa cidade tem 2,32 médicos por 1.000 habitantes, Marília tem 3,83; Barretos tem 3,38; Campinas tem 5,11; Rio Preto tem 4,79; Grande SP tem 2,88, portanto além dos problemas citados ainda faltam médicos.

3 comentários:

HAMILTON BRITO... disse...

Realmente , não faltam médicos. Problema assemelhado à renda nacional. Está mal distribuída.
Todo liberal é mercantilista. O problema não é sê-lo mas sr quando não deve.Não posso discordar de um médico que se negue a dar plantão lá no fundão se não lhe pagam o que acha que merece. Não posso concordar com um médico que seja contra a que se contrate um cubano para fazer o que ele nao quer fazer.Simples assim

Hélio Consolaro disse...

COMENTÁRIO MANDADO POR FRANCISCO GARCIA QUE ME DEIXOU EMOCIONADO.OBRIGADO, COMPANHEIRO!

Boa Noite.

Médicos cubanos: uma resposta para Célia Villela - artigo de Hélio Consolaro
O que devemos saber sobre os médicos cubanos
Antibrasileiro profissional - artigo de Marcelo Zero

Caro Companheiro e amigo CONSA, com maiúsculas sim, pois a algumas semanas não abro seu Blog, devido às atividades políticas nas regiões de Araçatuba, Rio Preto, Marilia, Campinas, etc. E nessa tarde, após minhas atividades aqui em Araçatuba resolvi me informar o que se passa nesta Terra dos Araças, sempre primeiro vejo o Bolg do Consa, e para minha alegria vejo na minha frente no monitor três Belos textos, Brilhante e elucidadtivo. Um Abraço, e muito obrigado.

Chico Garcia

HAMILTON BRITO... disse...

Os números apresentados pelo sr.Cazerta so provam mesmo que há uma má distribuição dos médicos pelo território brasileiro. Se concentram nos grandes centro, pelo litoral. Não faz muitos anos, ouvi em Campo Grande que médicos não queriam ir trabalhar lá.. Uma capital.kkkkk a coisa não tem nada aver com juramento. Eles cumprem o juramento mas COBRAM PARA CUMPRI-LO.