AGENDA CULTURAL

21.8.14

Prefeitura homenageia Odette Costa com nome de escola


Quem foi Odette Costa?


Odette Costa Bodstein militou mais de meio século de jornalismo, sendo a colunista social mais antiga do Brasil. Ela foi homenageada pela Câmara Municipal de Araçatuba por duas vezes. Em 1982, com o Diploma de Honra ao Mérito e também com a instituição de um prêmio que leva o seu nome, concedido aos que se destacam nas artes e cultura. Em junho de 2003, com a honraria denominada Medalha Nove de Julho.
Odette Costa nasceu em Araçatuba em 1927. Foi professora da rede pública, exerceu o magistério por mais de 50 anos, lecionando nas principais escolas do município. Sua carreira jornalística começou na revista de nome Cadência em 1953, com uma página feminina. Nesta época, ela também organizava o concurso de beleza "Rainha da Noroeste" que congregava candidatas de toda a região.

Em 1956, ingressou no jornal "A Comarca", onde assinava a página feminina e a coluna social. Na década de 60, trabalhou na "Tribuna da Noroeste" por 17 anos. Há mais de uma década, esteve no jornal Folha da Região em que semanalmente publicava a sua coluna Social.

Durante sua carreira também trabalhou para o público infantil e foi responsável pela Coluna Memória que focalizou durante 20 anos personalidades e fatos da história de Araçatuba.

Devido a este trabalho, a jornalista publicou 2 livros: "Focalizando" e "História de Araçatuba" com mais 400 páginas, que escreveu em parceria com professor e acadêmico Célio Pinheiro, sendo sua obra de coração araçatubense.

Odette Costa foi membro da Academia Araçatubense de Letras, sendo uma de suas fundadoras e presidente por dois mandatos (4 anos): 1997-2000. E foi também a primeira mulher rotariana da região.

Faleceu em 24 de agosto de 2006.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite!!
Só agora achei alguma historia de Araçatuba. Nasci em Araçatuba e estudei no GRUPO ESCOLAR JOSÉ CANDIDO DE 1962 a 1966 onde a Prof. ODETE COSTA lecionou e criou o jornalzinho na escola. Tenho boas lembranças da minha cidade. Em 1967 vim para SAO PAULO onde estou até hoje.
Yoshiaki.