AGENDA CULTURAL

29.9.14

“Aulas na faculdade de medicina de Araçatuba começarão em 2015"

Carlos Eduardo Gabas, ministro da Previdência Social (de Araçatuba), ministro da Saúde Arthur Chioro e prefeito de Araçatuba Cido Sério da Silva
Está faltando ele, está faltando ela: Dilma Rousseff e Alexandre Padilha. Por motivos de legislação eleitoral não estiveram presentes
29.09.14 - “Se tudo der certo até dezembro deste ano e o vestibular for realizado até janeiro, em março começam as aulas da faculdade de medicina de Araçatuba. Se atrasar um pouquinho, em agosto do ano que vem começam as aulas. E eu gostaria de ser convidado para o primeiro dia de aula”, declarou o ministro da Saúde Arthur Chioro, durante solenidade de assinatura do termo de compromisso com a Prefeitura de Araçatuba, representada pelo prefeito Cido Sério e secretário municipal de Saúde José Carlos Teixeira, que oficializou a criação do curso de medicina na cidade.

O evento foi realizado na segunda-feira (29), no Víveri Eventi, nas presenças do vice-prefeito Carlos Hernandes; do presidente da Câmara de Araçatuba, vereador Jaime José da Silva; do diretor do Fórum de Araçatuba, juiz Nilton Santos de Oliveira; de prefeitos e vereadores de Araçatuba e região; dos secretários municipais; e de centenas de convidados. A solenidade contou com a participação da presidente da União Estadual de Estudantes de São Paulo (UEE- SP), Carina Vitral, que também utilizou a tribuna para defender o ProUni, que possibilita a inclusão de estudantes de baixa renda em cursos de nível superior.
 
Público presente no Vívere Event
O ministro Arthur Chioro anunciou que o próximo passo será a publicação do edital de chamamento das instituições privadas de educação superior interessadas em ofertar o curso de medicina na cidade, o que deverá acontecer nos próximos 15 dias. Ele adiantou que será escolhida a instituição que promover política de bolsas de estudos e oferecer o maior número de vagas gratuitas para alunos que não podem pagar.

Ele explicou que será levada em consideração a proposta de investimento da instituição privada na rede municipal de saúde e Santa Casa. Também será fomentado plano de formação de docentes, abrindo espaço para profissionais da categoria médica local atuarem na condição de professores do curso.

O ministro da Saúde esclareceu que o objetivo do governo federal é promover a formação de médicos com outro perfil profissional, mais humanista e generalista. Ele disse que desde o mês de abril, quando foram firmadas novas diretrizes curriculares, ficou instituído que o residente atuará na rede pública de saúde por dois anos, passando pelas unidades básicas, unidades de pronto-atendimento, estratégia saúde da família e caps.
 
Ministro Arthur Chioro assina o convênio com a Prefeitura de Araçatuba


INFRAESTRUTURA DE SAÚDE

Chioro falou sobre o Programa Mais Médicos, que além de levar profissionais às localidades carentes também melhorou a infraestrutura de saúde, com as construções e reformas de unidades básicas. Os 22 médicos cubanos que atuam em Araçatuba estão dentre os 14.465 profissionais que aderiram ao programa, atendendo populações de 3.700 municípios brasileiros.
 
Prefeito Cido Sério assina convênio com o Ministério da Saúde
Já está em fase final de construção uma unidade básica no jardim Dona Amélia e uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) no bairro Umuarama. E estão em construção três unidades básicas para moradores nos bairros Pedro Perri/ Guanabara, Verde Parque/Águas Claras/Atlântico e adjacências.

A segunda UPA, localizada no bairro Morada dos Nobres, está na fase de fundação. São investimentos no valor de R$ 12 milhões, sendo pelo menos R$ 5 milhões contrapartida do Município, conforme lembrou o secretário de Saúde José Carlos Teixeira, durante saudação no evento. Ele enfatizou a importância do programa, que tem apresentado grande resolutividade para população de Araçatuba.
 
O palco com mesa composta
HISTÓRICO

“Este é um dia histórico para Araçatuba. Por que sonhamos com um curso de medicina? Porque nós precisamos de saúde. E não existe saúde sem médico”, resumiu o secretário executivo da Previdência Social Carlos Eduardo Gabas. Ele afirmou também que os recursos para ampliação da rede municipal de saúde só foram possíveis porque bons projetos foram apresentados.

O prefeito Cido Sério destacou que a luta para trazer a faculdade de medicina acontece desde a gestão do prefeito João Batista Botelho, o “Cuiabano”, há mais de 40 anos. “Daqui a 100 anos os senhores serão lembrados nesta cidade como as pessoas que cravaram uma estaca para o desenvolvimento local, que mudou significativamente toda a nossa região”, declarou o prefeito, referindo-se ao ministro da Saúde e ao secretário da Previdência.

Ele citou que havia duas principais questões para serem resolvidas, desde o mandato dele de deputado estadual: possibilitar a instalação do acelerador nuclear, para atender as populações da cidade e região, e estruturar a faculdade de medicina. O anúncio da escolha de Araçatuba para sediar a faculdade aconteceu neste mês de setembro, em Brasília.

TERMO DE COMPROMISSO

O termo institui as medidas para manutenção e adequação da rede de saúde municipal, identificadas em avaliação realizada em maio deste ano, quando o Município recebeu uma comissão de especialistas, que avaliaram e divulgaram a nota técnica.

Dentre os compromissos firmados estão a manutenção do número de leitos informado no processo de seleção, bem como o número de equipes de atenção básica; e garantir condições para o funcionamento de três programas de residência médica. Outras ações foram solicitadas para implantação do curso, e já estão sendo providenciadas.

No documento, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) recomenda – para o bom funcionamento e manutenção da qualidade do curso de graduação em medicina – implementar melhorias contínuas nos serviços de apoio, como hospital receptor, atenção básica, ampliar a estrutura física da rede municipal de saúde, e implantar unidades de pronto-atendimento.

MAIS MÉDICOS

As oportunidades de graduação em medicina que estão sendo criadas integram ações estruturantes do Programa Mais Médicos. As medidas relativas à expansão e reestruturação da formação médica no País apontam para criação, até 2017, de 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina, e 12,4 mil vagas de residência médica, focadas na valorização da Atenção Básica e outras áreas prioritárias para o SUS (Sistema Único de Saúde).

A abertura de novos cursos e vagas de graduação leva em conta a necessidade da população e a infraestrutura dos serviços. Por isto, mais faculdades surgirão em localidades com escassez de profissionais e em cidades do interior de todas as regiões brasileiras.

2 comentários:

Anônimo disse...

Um acontecimento como este era para estar nos grandes noticiários nacionais, eis que interessa não só à região Noroeste, mas a todo o país, tal a procura pelos cursos
de medicina. Parabéns, Araçatuba!!!!

Gabriel, Bié. Campinas-SP.

Hélio Ninha disse...

Bom Dia !...
Xará...

Ainda, tem alguns hipócritas dizem(latem), que o Prefeito Cido Sério não fez nada por Araçatuba, é só rever o passado e ver o presente...o pior cego,é aquele que não quer enxergar...rsrsrs