AGENDA CULTURAL

1.9.14

Grupo de catira Novo Araçás integra livro e DVD sobre o tema

DVD e livro que reúne a história da Catira
A Fundação Cultural de Uberaba lançou no mês de junho um box de livro e DVD com a historia do Catira pelo país. O trabalho registrou a diversidade cultural, em todas as regiões brasileiras, para compor o documentário. O grupo de Catira Novos Araçás, de Araçatuba, também esta no livro e no DVD.

A coordenadora do Centro de Tradições Culturais, Cláudia Colli e os membros do grupo de Catira Novos Araçás Fernanda Colli e João Teodoro deram seus depoimentos sobre a tradição cultural e os futuros projetos do grupo. O prefeito Cido Sério também aparece no documentário dando seu depoimento sobre a catira e sua importância na administração.

O material colhido foi organizado por equipe composta por historiador e pelo coordenador do projeto. O livro ilustrado contem o resultado da pesquisa sobre o Catira, com imagens dos grupos, letras das músicas e depoimentos. Sem contar na produção do DVD, com cenas da dança e depoimentos, narrado de forma explicativa sobre o significado dessa manifestação folclórica.

No livro, os integrantes araçatubenses da catira contam um pouco sobre a trajetória do grupo e do trabalho de restauração da cultura na cidade de Araçatuba. O acervo colhido e organizado será também disponibilizado num site, que vai disponibilizar o resultado da pesquisa e divulgar o andamento durante o contato com os grupos.


O objetivo do projeto foi realizar um mapeamento geográfico - o primeiro realizado com abrangência nacional - dos Grupos de Catira existentes para recuperar sua história, através de pesquisas in loco, disponibilizando à população o histórico dessa manifestação, que é a primeira forma cultural genuinamente brasileira.


O projeto tem o selo da Lei Rouanet e conta com o patrocínio da empresa VALE S/A. Apoio: UNIUBE - Universidade de Uberaba e Associação Cultural Casa do Folclore.

Nenhum comentário: