AGENDA CULTURAL

31.8.14

Marina vendeu a alma para o PSDB

Hélio Consolaro*

O Lobão, cantor e polemista, afirmou que Marina Silva, a herdeira da comoção nacional pela morte de Eduardo Campos, candidata do PSB, tem a alma do PT.

Sua afirmação me deixou reflexivo, se a frase era a favor ou contra Marina, porque há uma tentativa louca de aproximar Lula de Marina. Já até disseram que era “o Lula de saias”, produziram vídeo falso, etc. E ela foi subindo na pesquisa.

Lógico que há várias semelhanças entre os dois. Se Lula é um paulista nordestino, Marina é acreana nortista. Ambos têm origem nos movimentos sociais, gente sofrida.

Há também certas alegrias nessa campanha eleitoral, duas mulheres estão na ponta das pesquisas, tanto Dilma como Marina são do campo da esquerda, fazendo do PSDB um novo DEM, mas cuidado com a as aparências.

A candidatura Marina Silva tem aparência de esquerda, engana assim os menos avisados, mas as suas propostas para o país são as mesmas do PSDB: o neoliberalismo. Os conservadores usam os anseios de menina pobre para fazer voltar uma política conservadora. Apenas observe quem a rodeia: gente que não tolera o PT, quer a volta do PSDB. Serra será o seu homem forte no governo. Os próprios tucanos estão na sua assessoria econômica.
   
Nem sei por que escrevo isso, provavelmente nada vai alterar a realidade um artigo de um blogueiro, mas produz catarse, descarrego minha consciência.

Analisemos algumas propostas de Marina Silva:

1. O Banco Central será independente no governo dela, vai ficar nas mãos dos banqueiros, porque eles não querem ser controlados, desejam lucros imensuráveis. É pôr a cabrita para tomar conta da horta.

2. Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal serão diminuídos para que não haja concorrência com o Banco Itaú, por exemplo, da Neca Setúbal.

3. Nada de programas sociais, que ajudem os mais pobres, os excluídos do sistema capitalista. O sistema automaticamente produz a pobreza, em vez de socorrerem os excluídos por meio do poder público, querem massacrá-los ainda mais. Amor ao próximo não existe. O Estado deve ser mínimo, mesmo que setores da população voltem à pobreza extrema.

Com este modelo do governo Marina Silva, a economia brasileira teria rodado juntamente com a europeia nessa crise mundial. Formação de blocos na política internacional, nem pensar, Brics será abandonado. Os farrapos do neoliberalismo estão sendo remendados por Marina.

Vamos imaginar que a Marina Silva está enganando a elite econômica brasileira. Se ganhar mesmo, dá uma banana para banqueiros e neoliberais, depois da vitória. Se isso acontecer caro leitor, teremos um novo Jânio Quadros (renúncia), novo Collor (impeachment) ou até Getúlio Vargas (suicídio). Quem manda no país não são os políticos, mas quem sustenta suas campanhas eleitorais: a elite econômica.

A presidenta Dilma Rousseff (PT) enfrentou a mídia, toda contra ela, por ferir interesses dos banqueiros, dos usineiros, por ter adotado uma política internacional de independência em relação aos Estados Unidos.

O PSDB está desgastado, não serve mais para a elite econômica, é um bagaço de laranja chupado. Aécio Neves está derretendo nas pesquisas. Agora, o biombo é Marina Silva que está cumprindo bem o roteiro, mudando posições, fazendo o papel de marionete. Marina vendeu a alma ao PSDB.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

2 comentários:

Anônimo disse...

Marina cara do psdb??? kkk
Ela é sim, uma esquerdista neo-liberal, tanto quanto se tornou o pt: defende teses marxistas e um decreto bolivariano ao mesmo tempo em que usufrui das benesses do capitalismo. Não, ela não defende o fim dos programas sociais, ela é contra os reais produtores agrícolas sobre os quais se assenta, ainda, a economia do país. E dilma enfrentou banqueiros??? kkk "Nunca antes" fomos tão espoliados com inúmeras abusivas taxas bancárias, sem contar que os bancos estatais tem sido vilipendiados com a corrupção como "nunca antes"... Não é a imprensa que detona dilma, mas os fatos que por ela são apenas descobertos ao público. E que, infelizmente, na atualidade, uma justiça prostituída ajuda a varrer de volta para baixo dos tapetes vermelhos.

Anônimo disse...

Também, pudera... o PT foi bem burro na sua estratégia!

Entendeu que Marina era a principal adversária (até aí, tudo bem), e promoveu um verdadeiro espancamento de acusações falsas, que beiram o terrorismo psicológico.

Honestamente? Marina seria muito burra se apoiasse Dilma depois de tudo o que a presidenta disse em campanha e em debates. Nada mais natural que Marina agora apoie Aécio.

E, por conta disso, o império de terror aplicado pelo PT nessa campanha começa a ruir. Vai ser divertido ver isso.