AGENDA CULTURAL

2.11.14

Palestra no Rotaract de Ilha Solteira

Há alguns meses, fui convidado pessoalmente por dois jovens, Flávio Henrique Manarelli e Renan Paiva Rocha, que me visitaram na Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba para me fazer um convite: no sábado, 1.º/11/2014, eu proferiria uma palestra  sobre "Educação para todos" na sede do Rotary Clube de Ilha Solteira. Deram o nome de Juntaract, porque os Rotaracts de Ilha Solteira, Santa Fé e Jales (jovens mais maduros, entre 20 e 30 anos) se juntaram em Ilha para refletirem sobre o tema. Eu era apenas um dos palestrantes, eis a pauta:
Abertura dos trabalhos
7:30 às 8:30h - Recepção e inscrição dos participantes;
8:30 às 9:30h - Abertura oficial do Juntaract
9:30 às 10:40h - Palestra com Professor Éder.
10:40 às 11:00h - Café
11 às 12:10h - Palestra com Professor Hélio Consolaro
12:10 às 14h - Almoço
14 às 15h - Palestra com professor Valdo
15 às 15:20h - Café
15:20 às 16:20h - Palestra e dinâmica com companheiro Edmar do Rotary Club de Ilha
16:20 às 17h -Encerramento das atividades
A partir das 17h - Confraternização
Equipe de serviço do RC Ilha Solteira, garantindo o almoço para os jovens   
Ilha Solteira pertence ao Distrito do Rotary 4480. E fiquei curioso para saber como chegaram ao tema. Descobri que buscaram nos oito temas eleitos para o 3.º milênio em busca da paz do mundo: 

Assim, os Rotaracts de outras cidades do distrito adotaram outros itens. Certamente, haverá uma reunião depois de todos os participantes para que tomem conhecimento de todas as conclusões.
Jorge Abrão - Presidente do Rotary de Ilha Solteira; Flávio Henrique Manarelli - Presidente do Rotaract, Euripes Delcy Poletto Abrão (Dona Neninha) - Presidenta da casa da Amizade. Eu a Helena fomos muito bem recebidos pela direção do Rotary de Ilha Solteira
Como o Rotary e a ONU trabalham em parceria, achei a opção de abraçar as metas da organização uma atitude inteligente e bem operacional. Aliás, todos os clubes adultos deviam fazer o mesmo.
Hélio Consolaro palestrando aos presentes  
O palestra do antecessor, Éder, que é professor da Unesp e também deficiente visual, foi muito interessante, porque sem combinar nada apresentamos pontos de vistas semelhantes sobre a educação. 
Hélio Consolaro ofereceu para sorteio dois exemplos de sua gramática, uma das ganhadoras foi Gisele, na foto

Espero ter contribuído com a reflexão dos jovens universitários, apresentado minha visão de educação com meus 36 anos de magistério. Fiquei bastante na prática, mas não me esqueci da teoria. Além disso, estimulei a todos que se engajem no trabalho voluntário, mas também questionem o mundo.


Ganhei uma belíssima caneca personalizada como presente dos jovens

Um comentário:

Marlene Beldinanzi Kato disse...

Oi, Hélio

Parabéns pelo seu desempenho frente aos rotaryctianos.
Isso é VIVER Rotary.
Que outros clubes se lembrem que temos pessoas competentes para "fazer" Rotary BRILHAR.
Abs,
marlene